ARLA/CLUSTER: As ondas gravitacionais existem. A Teoria da Relatividade Geral de Einstein foi finalmente comprovada na totalidade.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Fevereiro de 2016 - 17:57:39 WET

Einstein estava certo: 100 anos depois, eis as ondas gravitacionais

Fenómeno teorizado por Einstein nunca tinha sido confirmado. Sinais foram
identificados durante a fusão de dois buracos negros localizados a mais de
mil milhões de anos da Terra

Há 1 hora Andreia Miranda

Cientistas do Observatório Norte-Americano de Interferometria Laser (LIGO)
revelaram que detetaram pela primeira vez, diretamente, ondas
gravitacionais, colocando assim termo a meses de rumores e grande
expectativa entre a comunidade científica perante uma descoberta que abre a
porta à redescoberta do Universo, desta vez sem necessidade da luz.

A descoberta foi anunciada numa conferência de imprensa em Washington. Os
cientistas identificaram os sinais, durante a fusão de dois buracos negros
localizados a mais de mil milhões de anos da Terra.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=c7293kAiPZw

"As ondas gravitacionais foram detectadas a 14 de setembro de 2015, às 8:51
da manhã do horário de Lisboa, por ambos detectores gémeos do Observatório
Interferométrico de Ondas Gravitacionais LIGO (do inglês Laser
Interferometer Gravitational-wave Observatory), localizados em Livingston,
Louisiana, e Hanford, Washington, nos EUA. Os Observatórios LIGO são
financiados pela Fundação Nacional de Ciências dos EUA (sigla NSF em
inglês), e foram concebidos, construídos e são operados pelos institutos de
Tecnologia da Califórnia e de Massachusetts (siglas Caltech e MIT em
inglês). A descoberta, aceite para publicação no jornal cientifico Physical
Review Letters, foi feita pela Colaboração Cientifica LIGO (a qual inclui a
Colaboração GEO600 e o Consórcio Australiano de Astronomia Interferométrica
Gravitacional) e a Colaboração Virgo utilizando dados dos dois detectores
LIGO."

Segundo a mesma equipa, a primeira deteção destas ondas gravitacionais vai
criar uma nova era para a astronomia, uma vez que é o culminar de décadas
de investigação. O fenómeno, teorizado há 100 anos por Einstein na Teoria
da Relatividade, nunca tinha sido confirmado.

O que são ondas gravitacionais e buracos negros?

As ondas gravitacionais deformam o "tecido" do espaço-tempo ao
propagarem-se à velocidade da luz. Segundo Albert Einstein, as ondas
gravitacionais transportam energia e radiação gravitacional.

De forma simplificada, imagine que o peso das pessoas aumentava para o
dobro num momento e no momento seguir voltar ao normal.

Um buraco negro é geometricamente definido por uma região de espaço-tempo
com bastante força gravitacional que nada pode escapar, incluindo
partículas e radiação eletromagnética como a luz.

De forma simplificada, trata-se de uma região do espaço que possui uma
quantidade tão grande de massa concentrada num espaço pequeno que nada
consegue escapar da sua atração, nem mesmo a luz, e é por isso que são
chamados de “buracos negrosâ€.

Leia o comunicado do Observatório

Ondas gravitacionais detetadas pela primeira vez
<https://pt.scribd.com/doc/298973101/Ondas-gravitacionais-detetadas-pela-primeira-vez>