Re: ARLA/CLUSTER: Re: Como é facil furar um pile Up com um SDR...

Jose Albu ct1aoz gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Fevereiro de 2016 - 20:37:38 WET

Ora vivam

boa noite.

Vi agora o resultado do meu post que referia o feito tenebroso do Matias...

e claro que um SDR faz mesmo toda mas toda a diferenca em todos os dentidos.
Mas volto ao mesmo .
Não é o SDR que nos vai dar a hipotese de ser escutado no outro lado se nao
houver power. Se nao tens pé não dás coice. Isto é do tempo de escola.
ponto final.

O Rodrigo é muito engracado quando me diz:
( A partir dos 10 db iniciais que vão de 100 velas a 1 kw, a diferença não
é de quilómetros.)

Pois aí é que está. Sao exactamente esses primeiros 100 Watts que não sao
escutados porque a maior parte tem todos ou quase todos acima e muito acime
dos 1000 watts e abafam o coitadinho.

faz diferença faz, ora vejamos em numeros redondos...
100 watts=S5 200Watts=S6 400watts=S7 800watts=S8 1600Watts=S9

Para se aumentar 1 unidade de S teremos que duplicar a potencia

num pilup desgraçado como temos escutado nas 3 ultimas expediçoes se nao
tiveres mesmo acima dos 750 watts numa boa antena, não vais lá das botas
nao vais nao.

tenho tido uma luta do diabo em ser escutado e não fora a agilidade em
descobrir a resposta do outro lado e apreender o modos operandi do ''man''
do lado de lá não fazia mesmo um, pois 250watts é realmente muito pouco.

NB: tenho aqui nas minhas mãos a placa pronta a funcionar com o meu proximo
transceiver e aí sim terei um panadapter que já me irá satisfazer
minimamente.

Aqui fica um abraço,

J.Albuquerque
CT1AOZ

No dia 4 de fevereiro de 2016 às 16:52, CT2FZI IM58kr <ct2fzi  gmail.com>