ARLA/CLUSTER: RFinder estabelece parceria com a ARRL

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Fevereiro de 2016 - 11:05:06 WET

Eu já vi isso.

Mas isto um dia, pelo menos na Europa, vai dar um grande "buraco" isto
é, se já não está a dar.

Alias, em Espanha segundo me consta uma associação da Catalunha quer
mandar retirar da listagem os seus repetidores e defendem que os
únicos repetidores que lá devem estar são os da URE, visto que a URE
está a receber uma comissão da RFinder pela informação, não repartindo
com as outras.

Se para os americanos este processo não faz confusão, na Europa a
coisa pode vir a ser muito complicada pois os repetidores são de
múltiplas associações e existindo dinheiro em jogo, mesmo que o valor
seja ridiculamente baixo, gera sempre confusão.

Alias, foi por isso e não só, que me agrada mais o projecto do
Repeater Book que para mim está melhor estruturado tecnicamente,
inclusive.

Penso que em Portugal a RFinder, a estabelecer um protocolo com alguém
seria com a ANACOM...hihihihi. Muito embora, não me admirava nada que
a REP pega-se na coisa e fizesse um protocolo com os americanos.

João Costa (CT1FBF)