ARLA/CLUSTER: DMR - Roaming

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sábado, 27 de Agosto de 2016 - 18:43:19 WEST

Boa tarde a todos os colegas.

Rui (quem perguntou) e Vitor (que precisa de um "update")

O Tytera já faz muito para o que custa, mas não tem RRS (Radio
Registration Services nos Hytera) ou ARS (Automatic Registration
Services nos Motorola) e assim sendo não consegue enviar ao repetidor a
pergunta de que sinal me estás a por, e com base nessa informação
selecionar um que escutasse melhor.

O que aconteceu ao colega foi ter tido sempre cobertura do Arestal, pelo
menos em escuta, e nas tentativas de PTT em que poderia estar mais
próximo. Mas a título de informação o DMR tem mais 25% de cobertura em
relação a  um equipamento analógico. Se verificar os logs enviados pelos
repetidores à rede várias vezes se podem verificar sinais que no
analógico nem o squelch abria, no caso da imagem anexa -123 dBm, a
título de informação um repetidor analógico bem colocado (baixa relação
SNR) e bem ajustado poderá devolver alguma "ruído" não audio que se
entenda, nos -112 dBm. Os repetidores DSTAR da ICOM tem como ponto e
rotura os -110 dBm. Também por este motivo um repetidor DSTAR feito com
equipamentos "em segunda mão" tem mais sensibilidade e recebem melhor,
aumentando portanto a cobertura, com esses rádios do que o repetidor de
marca.

Continuação de bom fim de semana.

*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
///CQ Zone 14 / ITU Zone 37
/QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>
/ 	///REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARLC Member #074
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO
Dstar-DTMF call: *1725*
DMR ID: 2683007