RE: ARLA/CLUSTER: CARAS ASSOCIAÇÕES, FAÇAM UM FAVOR À LÍNGUA DE CAMÕES

CR7ALB Rui Silva cr7alb outlook.pt
Sábado, 13 de Agosto de 2016 - 17:38:24 WEST


Boa Tarde e boas férias – caso seja a situação!

Vejamos assim, o que diz uma Professora do ISCTE que cita A. Tavares Louro

Basicamente, sócio significa «companheiro». Por isso, os membros das associações e dos clubes desportivos são vulgarmente denominados sócios. Contudo, no caso das associações, a designação mais apropriada será associados.

A palavra quota possui vários significados: parte do capital de uma sociedade comercial; contribuição de cada indivíduo para um determinado fim; quinhão etc.

Há vários tipos de empresas. As sociedades por quotas, normalmente com um pequeno número de proprietários que são, vulgarmente, designados por sócios.

As participações do capital são designadas por quotas. As sociedades anónimas têm o capital dividido por a(c)ções, e os proprietários são designados por a(c)cionistas. Nestas sociedades, as a(c)ções ou participações de capital podem transitar com facilidade, especialmente se estiverem cotadas em bolsa.

Nas sociedades comerciais, as quotas dos sócios são participações de capital e podem ser transa(c)cionadas com os valores acordados entre os que querem comprar e os que querem vender.

Nas associações e nos clubes desportivos, as quotas não são reembolsáveis porque constituem apenas contribuições para as despesas necessárias ao respectivo funcionamento.
A. Tavares Louro 10 de novembro de 2006

Sem outro assunto de momento

Cumprimentos
73

Rui Brito da Silva
CR7ALB

936345233
Não é uma papel que diz aquilo que somos, mas sim, o que fazemos.

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Afonso Marques
Enviada: 11 de agosto de 2016 21:51
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: CARAS ASSOCIAÇÕES, FAÇAM UM FAVOR À LÃNGUA DE CAMÕES

Tem toda a razão o colega João Paulo Saraiva . Ou quase toda , porque , e que dizer da  Rui Pena , Arnaut & Associados?  ( Um exemplo entre muitos ). É uma sociedade com sócios e associados  ( pelos vistos ). Mas não tome a sério esta minha brincadeira . Se o problema dos atropelos  à língua de Camões  fosse  só esse … Para não trazer à liça o acordo luso- brasileiro .

73

CT1RH- Afonso Marques

De: cluster-bounces  radio-amador.net<mailto:cluster-bounces  radio-amador.net> [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net<mailto:cluster-bounces  radio-amador.net>] Em nome de João Paulo Saraiva
Enviada: quinta-feira, 11 de agosto de 2016 19:55
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: ARLA/CLUSTER: CARAS ASSOCIAÇÕES, FAÇAM UM FAVOR À LÃNGUA DE CAMÕES

Assistimos ao longo de décadas à deturpação do sentido lato de determinadas palavras, uma delas a  palavra "sócio". Neste sentido e sob a forma de contributo venho pelo presente dirigir-me aos dirigentes associativos no sentido de em memória daquele que foi considerado o pai da língua portuguesa, Luís Vaz de Camões, conhecido poeta nascido em Lisboa em 1524, se corrigir um erro comum, de simples resolução.

As Associações têm "Associados" e, as Sociedades têm Sócios. Chamar de Sócios aos membros das associações é no mínimo incorreto mas, pode ainda induzir em erro e levar terceiros a pensar que a organização não é uma associação mas sim por exemplo uma sociedade comercial.

Saudações Associativas,

João Paulo Saraiva
CT1EBZ


AVISO LEGAL
A informação presente nesta mensagem, bem como em qualquer dos seus anexos é confidencial e destinada exclusivamente ao(s) destinatário(s). Qualquer utilização desta informação que não esteja de acordo com o seu objectivo, qualquer disseminação ou divulgação, total ou parcial, é proibida excepto se formalmente aprovada. A Internet não garante a integridade desta mensagem, a qual poderá ter sido interceptada, corrompida, perdida, atrasada ou acrescida de vírus. Assim, o remetente não se responsabiliza pela mensagem se modificada.

DISCLAIMER
The information in this e-mail and in any attachments is confidential and intended exclusively for the named adressee(s).Any use of this information not in accordance with its purpose, any dissemination or disclosure, either whole or partial, is prohibited except if formally approved. The Internet can not guarantee the integrity of this message, as it could be intercepted, corrupted, lost, destroyed, arrive late or incomplete or have viruses added to it. The Sender will not therefore be liable for the message if modified.

________________________________
Não foram detetados vírus nesta mensagem.
Verificado por AVG - www.avg.com<http://www.avg.com>
Versão: 2016.0.7752 / Base de dados de Vírus: 4633/12789 - Data de Lançamento: 08/10/16
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20160813/7031cba7/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER