ARLA/CLUSTER: Mastros e Espias

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Terça-Feira, 9 de Agosto de 2016 - 09:08:09 WEST

Bom dia Pedro e demais colegas. Votos de boas férias para quem as esteja
a gozar.

Como conselho dava estas duas localizações:

A primeira pela excelência do material -
http://www.spiderbeam.com/product_info.php?info=p48_Aluminium%20Telescopic%20Mast%2015m%20(49ft).html

A segunda é de tão boa qualidade como a anterior, mas temos que fazer
contas, porque ao contrário da anterior é vendida em sessões e pode
haver engano na compra, o preço final não difere muito -
http://wimo.de/masts-aluminium-telescopic_e.html#18300.4.

O conselho sobre as espias, é uma simples questão de fisica, segundo a
3ª lei de Newton /"A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual
intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre
iguais e dirigidas em sentidos opostos" /e se a ideia é montar uma X510
ou algo no topo temos que irá ser aplicada uma força (vento) na antena
que dará origem a um força igual e contrária no mastro, sendo que a
antena tem 5 mts iremos ter uma oposição nos primeiros 5 mts do mastro.

Espero não ter complicado o que até é simples, se optar por mastros
telescópicos uma espia em cada sessão garante-lhe que não cai, nem
dobra, de certeza absoluta.

*CT1JIB* - /Jorge Santos/
Watch data at /www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>/
/QTH Locator: IM58mo91ju
///CQ Zone 14 / ITU Zone 37
/QSL via Bureau or eQSL <http://www.eqsl.cc>
/ 	///REP Member #1748
ARLA Member #070
ARAT Honorary Member #100
ARLC Member #074
ARRL/LoTW #2000232451
AMSAT US #36900
EPC Member #530/
Sysop of CQ0DSA, CQ0DCH, CQ0DAH, CQ0DBO, CQ0DLX, CQ0DSM
and XRF040, DCS012 reflectors
CO-Sysop of CQ0DTV, CQ0DFO
Dstar-DTMF call: *1725*
DMR ID: 2683007