ARLA/CLUSTER: Curiosidade - SRD

CR7ALB - Rui Brito da Silva cr7alb outlook.pt

Boa tarde a todos,

Como uso o meu BAOFENG – UV5R para escuta – Graças a alguém só me faltam uns
meses para a libertação – Andava a “imbirrar” com umas frequências que o
rádio apanha quando está no carro, precisamente depois de o ligar.
Há um “batimento cardíaco” certo perto da frequência do Rep. De Viseu – UHF!

Ora estranhei e fui ao manual e dei por mim, incrédulo, em que me apercebi
que as várias centralinas do carro – Portas, ABS, Injecção etc – funcionam
na gama dos 430Mhz.
Isto para chegar onde? Fui ao E-QNAF da ANACOM e subitamente encontro um
anexo sobre os SRD – Short Range Devices.

E daqui descobri coisas engraçadas.

ISENÇÃO DE LICENÇA DE ESTAÇÃO

a) As estações de pequena potência e curto alcance (“SRD-Short Range
Devices”) As estações de pequena potência e curto alcance são constituídas
por equipamentos utilizados em várias aplicações e faixas de frequências.

Estas estações deverão operar sob o princípio de: a) Não-interferência e de
não-proteção: regime em que não podem causar interferências prejudiciais a
nenhum serviço de radiocomunicações1 e em que não podem reclamar proteção
contra interferências prejudiciais;

b) Não exclusividade e de partilha2 .

Mais pode ser lido aqui:
http://www.anacom.pt/streaming/isencaoLicencaEstacao_v28outubro2015.pdf?cont
entId=1188499
<http://www.anacom.pt/streaming/isencaoLicencaEstacao_v28outubro2015.pdf?con
tentId=1188499&field=ATTACHED_FILE> &field=ATTACHED_FILE

Vejamos este ponto. Diz assim o parentesis 3 sobre equipamentos de curto
alcance não específicos:

Esta categoria abrange todos os tipos de equipamentos de radiocomunicações,
independentemente da aplicação ou da

finalidade, que satisfaçam as condições técnicas especificadas para uma dada
faixa de frequências. As utilizações típicas são,

entre outras, telemetria, telecomando, alarmes e transmissão de dados em
geral.

Assim, e espero que me ajudem, no sentido de saber se o meu raciocínio está
correto quanto ao seguinte:

Os Hotspots – LSF como a ANACOM lhes chama, só tem uma potênca máxima de
10mw.

Ora, como poderão analisar na tabela que aqui “linko”
[...]

As frequências que lá estão atríbuidas, podem assim ser usadas para esses
hotspot? Sem necessidade de licença?

Peloi menos é a interpretação que faço! Corrijam-me por favor!

Sem outro assunto de momento

Cumprimentos
73

Rui Brito da Silva
CR7ALB

93 634 52 33
Não é um papel que diz aquilo que somos, mas sim, o que fazemos.