ARLA/CLUSTER: Hoje no Summit CT/MN-037

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 10 de Abril de 2016 - 08:28:43 WEST

Na Galiza e desde à muitos anos existe um forte movimento social e politico
contra a criação de mais parques eólicos, pois estes alteram
significativamente as zonas de grande valor natural, arqueologico,
etnografico, cultural e social.

Quem já foi à Galiza é impressionante ver a quantidade de parques eolicos
que lá existe, não há quiçá uma serra que não tenha pelo menos um. A sua
massificação é incrivel e agride visualmente.

Quando as populações rurais se começaram a revoltar-se, venderam a ilusão
do numero de postos de trabalho efectivos a serem criados, mas hoje sabesse
que são necessarios instalar pelo menos 7 a 10 MW para criar um posto de
trabalho fixo. O impacto é muito maior do que se previa, incluindo o
acustico o que degrada todo o meio envolvente. Aqueles que defendiam que o
impacto era negligenciável na flora e principalmente na fauna, estavam
totalmente enganados como se veio a demonstrar à posterior.

Assiste-se à privatização dos montes em nome de uma apregoada utilidade
publica que só benificia as grandes companhias energeticas que lucram
milhares de euros. Energia verde, mas só para alguns.

João Costa (CT1FBF)
Nas aves e nas pessoas.

Principalmente quando as constroem a metros das casas das pessoas.

Não sei qual é a legislação que regula estes moinhos de cervantes, mas aqui
na minha terra elas estão a menos de 100 metros de casas de pessoas. O que
é incomodo mesmo é ruído sempre constante; Tem noites que não se escuta o
ruído do campo normal; grilos, rãs etc. Quando estão paradas ou quase é o
zumbido do campo eléctrico sempre presente.

Energia verde, sem dúvida alguma; mas com tanto hectar sem viva alma é
verdadeiramente estúpido terem posto isto aqui sem mais nem menos.

O ruído é de facto o que é verdadeiramente a desilusão desta energia
verde.  Devia existir um limite onde foste imposto que estes moinhos não
pudessem estar a menos de 3000 metros de qualquer habitação.

Tenho uma mesmo em linha de vista a 1100 metros segundo o google maps, e é
para mim a maior fonte de problemas acústicos.

Ridículo uma pessoa mudar para o campo e levar atrás o ruído da cidade.
Quando comprei casa ainda não estavam lá.

No rádio interfere, pelo menos a nível de ruído ainda não tive prova de
nada  mas a nível de recepção de sinal é engraçado que contactos de
proximidade com Castelo Branco consigo ver o sinal a ir e a vir á medida
que as pás se opõem ao campo eléctrico de radiação do qso.

Portugal Portugal

73

CT7AEL

No dia 9 de abril de 2016 às 22:01, João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com>

Cumprimentos;

Luís Filipe Garcia S.