ARLA/CLUSTER: DIA NACIONAL SOTA 2016

sergiodomingos sapo.pt sergiodomingos sapo.pt
Quinta-Feira, 7 de Abril de 2016 - 22:52:00 WEST

Boa noite a todos.

Dado que já passou quase uma semana desde este grandioso evento, este
meu e-mail pode ser considerado desenquadrado temporalmente, mas,
mesmo assim, vou partilhar convosco o que foi este meu dia.
Levantando cedo, carregando o carro e cerca das 07:30, estava pronto a
partir. São cerca de 100Km do QTH até ao Monte de Arouca, mas o meu
carro anda devagarinho, e lá para as 9:30 estava a chegar. Embora
fosse possível chegar á referencia de carro, tal como mandam as
regras, parei antes, carreguei a mochila e fiz os últimos cerca de
300m a caminhar, levando todo o material ás costas, enquanto a
XYL conduziu o carro até ao marco.
Vinte minutos depois tinha a estação montada e fui logo escutando os
primeiros QSOs de outros activadores. Numa primeira fase tentei
responder ás chamadas contabilizando o máximo possível de S2Ss.
Passando depois á chamada em 40 e posteriormente a 20m. Nos 40m "a
coisa" não estava famosa, mas nos 20m foi um verdadeiro pile-up.
De seguida, pausa para o almoço, no local. Recomeçando, respondendo a
mais umas chamadas e mais uns S2S contabilizados.
Aproveitei esta ocasião para usar e testar em campo um dipolo caseiro,
dual band (20m e 40m), usando como mastro uma cana de pesca e montado
em V invertido. Resultado: satisfatório; veredicto: aprovado.
Foi ainda testada uma yagi de 3 elementos para VHF, também de
construção caseira. Resultado:satisfatório; veredicto:aprovado.
Permitiu-me um S2S em VHF-FM com CT/BL-021.
Mais um teste, desta vez, um interface (cabos) para o FT-897, para
usar o tablet como encoder/decoder de SSTV. Não consegui nenhum QSO
neste modo, mas recebi as imagens no QTH, validando assim o dito.
Tempo ainda para mais uma experiência: testar em campo um tranceiver
construído a partir de um modulo VHF, usando como "caixa" exterior um
AVP-1. Do ponto de vista de Tx tudo OK, no Rx muito fraca
sensibilidade. Algo a melhorar numa próxima iteração.
Por ultimo, a tentativa de recolher umas imagens aéreas, mas como me
falha sempre alguma coisa, esqueci-me de carregar o controlo remoto e
esta recolha ficou muito limitada...
Concluindo, foi um dia extraordinário, recheado de experiências,
natureza, com clima razoável, e com extraordinários resultados do
ponto de vista de QSOs, nomeadamente S2S.
Para terminar, e mesmo a chegar, á estrada de asfalto, já no carro,
mais um QSO desta vez com CT/BL-004.
Por mais que tivesse programado este dia, faltou-me levar
auscultadores (e fizeram muita falta devido a um passeio TT que estava
decorrer, passando as motos mesmo ao lado), carregar a bateria do CR
do drone, um contacto em UHF (os BaoChina) não queriam funcionar...) e
um contacto em VHF-SSB (que, apesar das tentativas, não foi conseguido)!

Tive o cuidado de não mencionar, nomes ou indicativos de ninguém para
não correr o risco de me esquecer de alguém, mas há aqui uma pessoa
que tenho que parabenizar publicamente porque teve esta iniciativa do
Dia Nacional SOTA, que levou mais de meia centena de radioamadores até
aos cumes de Portugal, muitos deles pela primeira vez. Refiro-me
obviamente ao Pedro CT1DBS.

Para todos o meu muito obrigado, pela participação, quer como
activadores quer como caçadores.

E como texto já vai longo... deixo apenas um link para um vídeo que
fiz com algumas imagens recolhidas neste dia.
(A qualidade deixa muito a desejar, mas um dia ainda lá chego... para
já, da para ter uma ideia)

https://youtu.be/mCMWD3OSQoQ

Até uma próxima
Respeitosos cumprimentos