Re: ARLA/CLUSTER: ECC Report 89 - Tradução livre de Pedro Ribeiro (CR7ABP)

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com

Bem;
O Rui Oliveira, CR7ALW abster-se de comentar este tópico, porque não tenho
nada de novo para acrescentar. As minhas opiniões já toda a gente sabe, das
minhas inúmeras anteriores intervenções.
Posto isto, já que fui arrastado para o assunto, aqui fica a minha
experiência enquanto CR7. Eu sou radioamador há 14 meses e uns dias. Faltam
10 para poder subir de categoria. Sou um cidadão cumpridor da lei, e por
isso resumo-me à minha condição. Não tenho pais nem tios nem vizinhos
radioamadores. Posto isto, tento ser um radioamador ativo. Não pode ser no
ar, vai sendo aqui, vai sendo no canal #radioamadores do PTNet, vai sendo
mantendo o mapa dos repetidores, vai sendo fazendo umas coisas. Nestes 14
meses patilhei o rádio uma vez, em Abril do ano passado, no WARD (World
Amateur Radio Day), num field-day aqui no Porto.
A própria ANACOM gosta dessa narrativa "Ah, sim mas você tem acesso ao HF
[ou ao espectro em Tx no geral], só não é na sua estação". E ainda me
disseram que havia uns tipos perto de mim radioamadores. Eu não conheço
nenhum, e quem for aqui na zona se sintonizar uma frequência que agora não
me lembro na banda dos 2m ouve algo muito digno (entenda-se o sarcasmo).
Muitos palavrões e 0 indicativos. Assim é que é. Deve ser com estes que a
ANACOM quer que eu aprenda.
Além disso, se eu cheguei a radioamador, foi a fazer escuta. Alias, quando
ocasionalmente aparece alguém que entra em contacto comigo porque quer ser
radioamador (acontece de vez em quando no #radioamadores) é um tipo
qualquer que já tem um rádio, que já ouve umas coisas e que quer também
pertencer ao grupo. Eu lá explico que tem dois anos para esperar. Por isso
continuo a não perceber a lógica.
Acrescento, que se estivesse nos USA, onde se podem fazer os exames todos
na mesma manhã, e nem se paga mais por isso, eu, modéstia à parte, entrava
"ninguém" e saía "extra". Eu tenho a sorte de ter uma formação superior que
cobre maioria dos tópicos de exame. Se é a avaliar aqueles assuntos que
define um radioamador, então acho que merecia. Ou a lei como está é para
tentar compensar o facto de nunca se avaliar se um tipo sabe realmente
fazer um QSO?
Sobre o assunto original deste tópico, eu conheço o ECC report 89, li-o e
percebi-o na versão inglesa, e diga-se que, como não seria de esperar de um
documento feito por quem sabe, traduzir aquilo e escrever Decreto-Lei por
cima dava o regulamento perfeitos dos radioamadores da categoria de
entrada. Categoria, mais uma vez, que eu teria passado à frente se pudesse.
Se isso seria mau ou bom? É para cada um decidir.
Vou sendo radioamador. Como posso.

73;
Rui Oliveira, CR7ALW
http://lordkalma.ycorn.pt/

No dia 1 de abril de 2016 às 20:16, CR7ALB - Rui Brito da Silva <