Re: ARLA/CLUSTER: Indicativos de Chamada - Composição

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Boa Tarde Prezado Colega José Eduardo (CT2GQN).

Dizer-lhe que já existiram projecto que contemplavam a área geografia,
mesmo a nível de Portugal continental, para a atribuição sequencial e
ordenada dos indicativos, mas que nunca foram contemplados pela ANACOM com
o argumento que as áreas ou zonas a criar politicamente eram reduzidas,
mesmo por exemplo, partindo-se de 5 a nível continental mais duas com as
regiões autónomas.

Repare que Portugal incluindo as regiões autónomas da Madeira e Açores
temos pouco mais de 92 000 km2  a nossa vizinha Espanha tem só um pouco
menos de 505 000 km2 ou seja aproximadamente 5 vezes mais. Existem regiões
autonômicas em Espanha (Zonas) que são maiores em termos de área que
Portugal.

Pareceu-me que na sua ideia existe uma confusão entre Prefixo e Sufixo. O
seu Prefixo é CT2 e o seu Sufixo é GQN.

A confusão atual resultada de algo muito simples, ao manter as categorias
anteriores e criando 3 novas ficamos efectivamente com 6 categorias. Isto
porque era ponto assente na ANACOM, antes de 2009 que a nova legislação a
sair não poderia contemplar as muito criticadas passagens
administrativas anteriores
ou estas teriam de ser mínimas ou muito pontuais, isto é, nunca integrar os
"antigos" radioamadores  nas novas categorias, sendo que esta ultimas, as
novas, teriam de ser criadas segundo as recomendações da CEPT.

Como nestas coisas, Portugal tem a mania de ser um bom aluno, alem de
integrar a totalidade das recomendações da CEPT, foi ainda por cima muito
mais alem das próprias recomendações (onde é que já ouvimos isto.?) e ainda
por cima, o mais alem, implicou ser ainda mais restritivo que o que
imponham as próprias recomendações.

Não conheço actualmente nenhum pais integrante da CEPT que tenha ido tão
longe como foi Portugal; um bom exemplo e dos mais que flagrante é o caso
da Espanha, que alem não existirem actualmente  3 níveis como o preconizado
pela CEPT, reduziu os anteriores níveis E-A, E-B e E-C para um único. Para
mim e já por diversas vezes salientei isto perante a ANACOM, não consigo
compreender como Espanha pode passar uma licença CEPT e esta ser
reconhecida pelos restantes membros da CEPT quando no meu ponto de vista,
não cumpre sequer com nenhuma das recomendações da CEPT.

Resumindo, temos 3 antigas categorias remanescentes C, B e A, isto é,
ninguém mais entra e quem de lá sair só pode transitar mediante uma prova
de aptidão para as novas.

Portugal foi repartido politicamente em 3 zonas geográficas, continente
(7), Açores(8) e Madeira(9).

Nas novas categorias 3, 2 e 1 o prefixo(CR / CS / CT) está sempre ligado à
categoria do amador e ao numero da sua zona geografica, sendo que o sufixo
é sempre fixo. Coisa que nem sempre anteriormente existia, pois há alguns
CT1 que são amadores da categoria B e não da A, frutos das alterações
administrativas de 1995.

O temas é muito vasto e requer sempre uma mais aprofundada reflexão. Tenho
de ir almoçar, hihihihi.

João Costa (CT1FBF)