ARLA/CLUSTER: Vêm aí baterias solares transparentes

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 18 de Setembro de 2015 - 10:33:57 WEST


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: antonio gregorio <antoniogregorio  vodafone.pt>
Data: 17 de setembro de 2015 23:27
Assunto: Fw: Vêm aí baterias solares transparentes
Para:


    Vêm aí baterias solares transparentes


> Investigadores da Kogakuin University criaram uma bateria alimentada a energia solar e que deixa passar a luz solar. Esta invenção poderá estar presente nas janelas do futuro ou ser usada para criar aparelhos transparentes.

> Esta inovação não é completamente transparente, na medida em que tem alguns componentes químicos necessários para fazer a bateria funcionar e além disso, quando é exposta à luz solar fica algo turva, transmitindo 30% menos luz. No entanto, quando fica descarregada, este valor sobe para os 60%, noticia o BGR.

> A inspiração para este projeto surgiu há quatro anos, quando cientistas da Universidade de Stanford criaram uma bateria transparente e que se dobrava. O protótipo foi revelado há dois anos e começaram aí os trabalhos para oferecer ao dispositivo a capacidade de ser carregado através da energia solar.

> Todos os processos estão numa fase de desenvolvimento e aperfeiçoamento, não havendo ainda quaisquer previsões sobre a criação de produtos comerciais que usem esta tecnologia.



Mais informações acerca da lista CLUSTER