ARLA/CLUSTER: Dummy load e power meter com erro de 2% abaixo dos 10 euros!

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2015 - 19:20:16 WET

Boa Tarde Luís (CT2FZI),

Estas coisas trabalham relativamente bem para frequências abaixo de 30 MHz.

Acima destas frequências, vão piorando e chegados aos 439 MHz as coisas já
vão de mal a pior e a partir de 1000 MHz, são para esquecer.

No eBay conseguem-se arranjar coisas excelentes de conceituadas marcas
(Decibel, Motorolla, Bird, etc) que trabalham bem até 3 GHz para potencias
até 100 W e mais.

Comprei aqui à uns anos uma da Decibel para 100 W que me custou menos de 15
dólares o problema são sempre os portes, pois estas coisas normalmente
pesam.

Este é um dos dois componente FUNDAMENTAIS que deve existir em qualquer
estação, o outro é um bom medidor de Relação de Ondas Estacionárias (SWR).

João Costa (CT1FBF)