ARLA/CLUSTER: Fwd:"MagLoop"

José Machado ct1bat gmail.com
Terça-Feira, 13 de Outubro de 2015 - 22:59:29 WEST

Gostei. O Sérgio leva isto a sério! e muito obrigado por ter partilhado.

73 from

José Machado - CT1BAT

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de SMD
Enviada: terça-feira, 13 de outubro de 2015 22:45
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: ARLA/CLUSTER: Fwd:"MagLoop"

Boas.
Partilho convosco algumas fotos da minha Magnetic Loop, versão 1 e 2 (já vai na 3), que uso regularmente nas minhas actividades SOTA. Estou bastante satisfeito com o desempenho e até agora nenhuma outra antena me fez mudar de ideias. Nem as afamadas end feed muito usadas pelos activadores SOTA.
Neste momento a minha faz dos 40 aos 15 mas mudando um condensador podera sintonizar facilmente os 10. Quanto à fineza da sintonia resolvi usando um condensador fixo de disco para alta voltagem em paralelo com o variavel para os 40 e em serie para os 20. Continua a ser sensivel, mas melhora consideravelmente especialmente para quem não tem mãos sensiveis (amigo João, Machado, ... :) )

O loop grande tem 271cm de perimetro Feito de cabo RF400 terminado em PL e o pequeno 1/5 do grande feito de RG213 com malha e vivo curto circuitado. O boom é o classico tubo de hidronil de 3/4.

Nota: não consegui partilhar o link na mesma thread de mails sobre este assunto e tambem não me preocupei com os acentos. Teclados smarts...

Sergio
CT2JLS