RE: ARLA/CLUSTER: Validade das licenças CEPT NOVICE noutros países para radioamadores da categoria 2 portuguesa.

José Machado ct1bat gmail.com
Segunda-Feira, 30 de Novembro de 2015 - 14:18:55 WET

Notem bem, principalmente as estações móveis que andam pela Europa: Espanha, Andorra, França, Alemanha não constam.
Mais: a competência para deteção da infração NÃO É SÓ da polícia de estrada. A CEPT atribui às autoridades nacionais (no nosso caso, à Anacom) a responsabilidade pela fiscalização. Não se queixem, portanto, se receberem uma carta da Anacom (espero que não...) a dizer que foram escutados em ... às ... horas.
Por outro lado, esses colegas não se arriscam só a eles... ninguém pode dizer que não sabia/não pode alegar desconhecimento da lei. Logo, ser apanhado a falar com uma estação em situação ilegal, pode dar lugar a uma coima até 3750€! Já não seria o primeiro...
Ninguém está a meter medo ou alarmar: quem te avisa, teu amigo é!
Se precisarem de ajuda para se prepararem pra a categoria 1, peçam ajuda: há algumas associações (ARLA, ARRLx, TRGM, REP, ...) e alguns colegas a ajudar. Não seja por isso.
73 from
José Machado - CT1BAT

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Costa > CT1FBF
Enviada: segunda-feira, 30 de novembro de 2015 13:51
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Validade das licenças CEPT NOVICE noutros países para radioamadores da categoria 2 portuguesa.

Lista de países CEPT que permitem efetivamente aos colegas da categoria 2 nacional com licença CEPT Novice operarem tanto de passagem nestes como em férias:

Pais CEPT  / Prefixo a utilizar antes do indicativo nacional* / Licença equivalente nesse pais

Áustria   / OE  / A

Bélgica /  ON  / Basic

Bielorrússia /  EW / C

Bósnia Herzegovina /  E7  / 2

Croácia / 9A  / P

Republica Checa  / OK  / N

Dinamarca / OZ  / B

Ilhas Faroé / OY / B

 Gronelândia / OX / B

Finlândia / OH /1

Ilhas Aland   / OH01 (<Oscar><Hotel><zero>)

Alemanha /  DO / E

Hungria /  HA  / Atual CEPT Novice; e antigas licença RA, UA

Islândia / TF / N

Liechtenstein / HBØY / 3

Lituânia / LY  / B

Luxemburgo /  LX6  / atual CEPT NOVICE (com o prefixo LX6)

Moldávia /  ER / C

Holanda /  PD / N

Polonia / SO  / 3

Roménia / YO / III

Federação Russa /  RC /  3

República Eslovaca  / OM9 / N (antiga D)

Eslovénia  / S5 / N

Suíça /  HB3 / 3

ATENÇÃO - Existem limitações especificas para a operação na Finlândia com licenças CEPT Novice que não são aplicáveis aos nacionais com a mesma licença equivalente.
Na República Eslovaca existem limitações de potencia de 100W aplicáveis só a estrangeiros portadores da Licença CEPT Novice em algumas bandas.

As limitações em termos de Potencia e Bandas a utilizar são idênticas às equivalentes licenças nesses países ou territórios, requerendo sempre o seu conhecimento prévio.

As operações em FIXO, são só autorizadas a estrangeiros a operar abordo de estações nacionais ou a estrangeiros residentes e podem requerer neste ultimo caso o respetivo visto de permanência/residencia e a solicitação de um indicativo local mediante a apresentação da respetiva Licença HAREC nacional (passada pela ANACOM em Portugal) aquando do pedido formulado para atribuição do indicativo local às autoridades nesses países.

O indicativo a utilizar em passagem ou em férias é sempre antecedido do prefixo autorizado, seguido do seu indicativo nacional, terminando em /M (Móvel) ou /P (Portátil).

Exemplos:
O colega de Portugal continental CS7XYZ vai de férias para a Alemanha, durante a sua estadia o seu indicativo é: DO / CS7XYZ / M (Caso opere em viatura) ou DO / CS7XYZ / P (caso opere em Portátil).

O colega dos Açores CS8XXX vai de férias para a Suíça, durante a sua estadia o seu indicativo é: HB3 / CS8XXX / M (Caso opere em viatura) ou HB3 / CS8XXX / P (caso opere em Portátil).

O colega da Madeira CS9YYY vai de férias para a Holanda, durante a sua estadia o seu indicativo é: PD / CS9YYY / M (Caso opere em viatura) ou PD / CS9YYY / P (caso opere em Portátil).

IMPORTANTE  - O radioamador deve ter SEMPRE o seu Certificado de Amador Nacional - CAN e a Licença CEPT NOVICE disponível e apresenta-la imediatamente quando solicitado pelas autoridades locais.

João Costa (CT1FBF)