ARLA/CLUSTER: Antena cana de pesca para actividades no exterior

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Novembro de 2015 - 11:07:52 WET

Estão Bom Dia Luís Garcia.

"> 1- com Balun 9:1, e com fio de 11 metros enrolado mais ou menos em espiral
> numa cana de pesca não condutora, consigo fazer dos 160m até aos 6m com a
> ajuda de tunner?"

O problema não é afinar a SWR com o Antenna Tunner, pois com um
excelente  até com uma chave de fendas na saída afinas, muito embora
nas bandas de 160,80 e 40m seja mesmo muito difícil afinar uma chave
de fundas como antena, hihihi.

O PROBLEMA É O RENDIMENTO homem, que é abaixo de miserável em 160 e
80m com 11m de fio electrico enrolado na cana. Qual é o interesse de
ter 1:1 de estacionárias quando o rendimento é inferior a 1%,? Ou
seja, e para simplificar de 100W saídos efectivamente SÓ emites 1W e
mesmo assim até é capaz de ser muito em 160m . Esquece os 160 e 80m,
pelo menos para este tipo de antena.

"2- No vosso caso pratico, o tunner " trabalha muito " ? E sem tunner?"

Bem a antena é curta (capacitiva) ou longa (Indutiva) consoante a
banda onde queiras operar e conclusão estás sempre a usar o antena
tuner para afinar. Com um pouco de sorte até consegues que a antena
esteja "boa" numa das bandas de amador e neste caso, grande
felicidade, nem necessitas do Tunner, atenção que eu disse UMA DAS
BANDAS ou melhor ainda, NUMA ÚNICA FREQUÊNCIA.

"3- Não vou colocar radiais mas poderei aterrar eventualmente a PL do balun"

Não percebi e que queres dizer com "..aterrar eventualmente a PL do
balun" A ideia é, quantos mais radiais tiveres melhor é o rendimento
da antena e menores serão as perdas. Mas como aqui e como noutras
coisas da radio a progressão é LOGARÍTMICA e não linear, não é por
teres o dobro dos radias que vais ter o dobro do rendimento anterior.

E pronto já tens o meu "feedback" para começar.

João Costa (CT1FBF)