ARLA/CLUSTER: Antena cana de pesca para actividades no exterior

CT2FZI IM58kr ct2fzi gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Novembro de 2015 - 10:33:30 WET

Viva Luis,

Creio que os 11 metros sao curtos. O ideal seria pelo menos 1/8 de onda da
banda mais baixa a trabalhar, e se tiver o auxilio de um radial. No caso
especifico do exemplo da cana de pesca até o proprio enrolamento em espiral
pode "encurtar" electricamente a antena.

Dito isto mais vale fazer um L invertido ou mesmo um V invertido com um
bocado de nylon da pesca até uma pedra ou arbusto. É certo que dependendo
da banda pode haver mais ou menos direccionalidade :)

Luis, em tempos construi um balun que com um switch comutava entre 1:1 e
1:9, pode ser uma opcao para diferentes bandas na mesma antena.

Posto isto posso emprestar-te um balun que construi para uma antena
"Rybakov", nada como experimentar...

Uma nota: dependendo do material do toroide tambem favorecemos as bandas
mais baixas ou mais altas, nao existe nenhum que trabalhe de forma
eficiente 160m e 6m em simultaneo. Pode apresentar perdas na ordem dos 40%
no extremo oposto ao que esta desenhado para trabalhar.

Para finalizar, nos 160 metros a largura de banda vai ser muito estreitinha
:)

Para o objectivo final, provavelmente um loop magnetico ajudava...

Se puder ajudar, diz.

73 de Luis, CT2FZI

http://www.ct2fzi.net