ARLA/CLUSTER: Bandas de HF absolutamente "mortas"

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Domingo, 31 de Maio de 2015 - 14:27:48 WEST

Ainda este fim de semana estive a fazer um bocado e escuta e pelos menos
os 20m (que é a medida para que o meu dipolo está feito) estavam cheios
de comunicações, essencialmente CW.
Também aconteceu de alguém ter ligado um radar em plena banda de amador:
http://gyazo.com/9ac0e7e829c89c4b1b926933ed25128c
Vai-se lá perceber.
E também, embora não no assunto de amador, lembrei-me ligar um velho
rádio a válvulas e apanhava todo o tipo de sinais. Desde um beacon no
VLF a estações comerciais dos 40m aos 10m. O rádio até o JT65 dos 20m
apanhava.

Deixo as condições solares:
Solar Conditions - SFI 95 - A-index 5 (quiet) - K-index 1 (very quiet) -
Sunspots 27 - 24hr Summary No space weather storms were observed for the
past 24 hours. - 24hr Forecast No space weather storms are predicted for
the next 24 hours. - Updated 12:06utc 31 May 15

E a MUF:
Maximum Usable Frequency at Boulder, CO = 16.01 MHz - Updated: 31 May
2015 1327 GMT

73;
Rui Oliveira
CR7ALW