ARLA/CLUSTER: Afinal ainda se faz rádio em Portugal

AOTA - CT7AFR radio airlomba.net
Domingo, 31 de Maio de 2015 - 12:54:45 WEST

Boa tarde a todos,

Terminada a actividade dos colegas da URE por ocasião dos 150 anos do
ITU, fui até ao site deles para ver as estatísticas que lá têm e
consultar alguns rankings. Pareceu-me interessante ver que as estações
AO150X conseguiram 627005 QSOs com 81646 OMs/YLs de 271 DXCCs.
Portugal está no 34º lugar do ranking de QSOs, com 3241 contactos feitos
por 355 radioamadores.

Não sei quantos radioamadores há em Portugal, mas fiquei a saber que 355
deles ligaram o rádio pelo menos uma vez durante o mês de Maio.
Se é muito ou pouco, não faço ideia, mas gostei de ver este número pois
a ideia tinha ao ler muitos posts, comentários e notícias por essa
internet fora, é que em Portugal era sempre a mesma "meia -dúzia de
cromos" a dar calor ao rádio.

Obviamente, isto tudo vale o que vale, pois como sabem, haver ou não QSO
depende de muitos factores. Por exemplo eu, tenho 2 dipolos para os
6-10-15 e 20-40 (encurtado nos 40) que com tuner dá ainda para os 12 e
os 17 metros. Porém não consegui fazer nada em 6, 10 e 12. Nos 20 foi
uma dor de cabeça , os 40 foi um instantinho apesar da minha antena só
trabalhar entre os 7.090 e os 7.135 (para não aquecer muito o rádio).
Nos 15 foi mais ou menos fácil. Ainda fiz um contacto nos 12. Tanto
nesta banda como nos 10 metros escutava o mundo inteiro muitas vezes com
S9 a chamar pelas diversas AO150X, mas estas mal chegavam a mim (Radio
4, S ao nível do QRM)...

Gostei de participar neste diploma por me ter motivado a fazer uma nova
antena (dipolo multibanda em V-invertido) para os 6-10-15 e pela desafio
da caça aos indicativos. Deu para entender melhor (graças às muitas
horas de prática) a forma como se sente os efeitos do Sol na propagação,
nas diversas bandas; os ruídos que aparecem e os que desaparecem, bem
como as alterações do QRM e do QRN ao longo do dia.
Acho que não há como ficar um dia inteiro (sim, literalmente inteiro) a
escutar o rádio para sentir estes fenómenos; fiquei adepto da Grey Line!
Graças a esta, apesar de ter os lobos das antenas orientados na direcção
Canadá-Israel, fiz uns novos DXCC inesperados com países da América do
Sul a da Asia. :)

Desculpem o lençol, mas achei que devia partilhar a minha experiência e
sentimentos.

73 de CT7AFR, Emmanuel.

P.S. Site di Diploma dos 150 Anos do ITU: http://itu150.ure.es/