ARLA/CLUSTER: Radio Baliza

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

Ora Muito Bem Rui Silva (CR7ALB).

Como dizem os políticos da nossa praça " ainda bem que me perguntas.!"

" O que são, radiobalizas? "

 É um dispositivo basicamente constituído por um emissor que transmite
um sinal radioeléctrico, que se quer o mais estável e preciso em HF,
VHF, UHF ou SHF em segmentos de faixas recomendados pela IARU
destinado a permitir a determinação a partir de uma localização
geográfica, para por exemplo; estudos de propagação, ou mesmo aferição
de estabilidade dos receptores, ou para noutro campo desportivo de
actividades ARDF ( Amateur Radio Direction Finding).

Normalmente, o sinal emitido serve para determinar a localização da
própria radiobaliza, quando desconhecida, ou do receptor, quando a
localização da radiobaliza é conhecida.

Atualmente existem vários tipos de radiobalizas no serviço de amador,
tanto analógicas como digitais, incluindo as chamadas Reverse Beacon
Network que permitem não só reportar automática e autonomamente na
Internet a escuta de radiobalizas propriamente ditas via maquina /
maquina como de outros tipos de sinais detectados remotamente por
diversos receptores autónomos posicionados globalmente (ver mais em
http://cadxa.org/News/ReverseBeacons/tabid/89/Default.aspx)

" Para que servem e porque razão se paga (acho eu) uma taxa à ANACOM? "

Servem basicamente para estudos de propagação e a taxa é única e de
uma única vez (20€) para o seu licenciamento, unicamente pelas
associações, pois são consignados na categoria de equipamentos de uso
comum e que obedecem ainda e em parte a um processo determinado pelos
" PROCEDIMENTOS PARA O FUNCIONAMENTO DAS ESTAÇÕES DE RADIOBALIZA DO
SERVIÇO DE AMADOR " publicado anteriormente ao Decreto-Lei n.º 53 de
2009 pela ANACOM em anexo.

Obviamente que isto é algo muito resumido e muitíssimo existe sobre a
enorme utilidade das radiobalizas, mas para inicio de respostas ás
tuas duvidas, espero que servia.

João Costa (CT1FBF)