ARLA/CLUSTER: APRS inviável na zona da capital ...

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com

Caros colegas,

Após comentário de alguns colegas de que nos últimos dias os seus
"passeios" com APRS não eram ecoados na rede, verifico que:

- Se encontra uma portadora continua nos 144,800MHz que me está aqui a
chegar com S7 e sem modulação.
- Se ouvem diversos digipeater que parecem estar bastante desafinados em
termos de frequência central
- Se ouvem diversos digipeater que não parecem respeitar as regra do
acesso ao meio "listen before talk" e transmitem sistematicamente em
cima da emissão de outros.

Agradecia aos colegas que mantenham equipamentos de APRS que, assim que
possível, realizem a revisão aos mesmos, confirmando se se encontram a
funcionar de acordo com os parâmetros espectáveis de frequência,
modulação e cumprimento de regras de acesso ao meio.
Deduzo que a portadora seja provavelmente um digipeater que "colou" em
TX, não quero imaginar que seja portadora intencional.
Na zona de Alcochete e Pinhal Novo chega com S7 e em Queluz S9 ...

Já agora faço notar que os dois tons do AFSK (1800Hz e 2100Hz) usados
devem ter amplitude similar na emissão. Frequentemente os transceptores
são agressivos na filtragem audio de microfone e atenuam muito os 2100Hz
tornando a descodificação das mensagens APRS pouco fiável.
O facto de alguns digipeaters aceitarem as mensagens não garante só por
si que a qualidade do "modem" AFSK da emissão seja boa, frequentemente é
vantajoso o uso entradas/saidas dos transceptores que tenham a filtragem
mínima possível grande parte tem conectores especializados para o efeito.

Já agora relembro a minha mensagem anterior relacionada. Relativamente à
parametrização dos equipamentos móveis e portáteis de APRS, para
garantirem a melhor cobertura possível devem usar a parametrização de
PATH abaixo recomendada.

--
Callsign: CT7ABP