ARLA/CLUSTER: Bandas de HF absolutamente "mortas"

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Segunda-Feira, 1 de Junho de 2015 - 21:03:52 WEST

Bem, já que se gerou aqui esta discussão das classes.
Eu sou CR, classe 3, com todos os problemas associados. À minha maneira,
tento ser radio amador ativo. Quando houve uma ativação SOTA perto do
meu QTH principal não deixei de escutar, e gostava também um dia de ser
ativador. Por várias razões: Sou sedentário e seria uma forma de mudar a
fazer algo que gosto: rádio, seria uma forma de levar a namorada a
passear, e seria uma forma de viajar pelo país e apreciar suas paisagens.
Sobre o QNAF, acho que a classe 2 não tem assim grandes direitos, acho
de facto um bocado limitado e por isso os outros colegas deviam
facilitar de forma a que as atividades sejam, dentro do possível,
inclusivas do maior número de pessoas. Quem não estiver interessado está
certamente no seu direito, e sintonizará o rádio onde lhe apetecer. É um
direito das pessoas.
Deixa-me muito triste enquanto rádio amador novato ver tantas vezes
queixas que se resumem a pura má ética de operação e ao pensamento do
"radio é so para a elite". Como disse o colega CT1DQV "Mais ou menos
como os 14 mhz ... queria dizer 14.175..... e cuidado com quem lá vá sem
autorização dos padrinhos!!!!!". As coisas já estão más como estão para
novatos como eu, parece que são "atritosas" que chegue nos que me são
superiores... É muito triste que seja esta a imagem que frequentemente
me passa do radioamadorismo em Portugal. Não que sejam só coisas más. Em
Abril estive com a REP (espero que não haja problema em mencionar outra
associação aqui) no Porto a comemorar o WARC, toda a gente foi muito
simpática comigo e tudo o mais, gostei muito. Não gosto nada é depois de
ver estas coisas.. Somos tão poucos e temos de andar com atritos? *suspiro*
Entretanto, cada um com a sua, a gente vai tentando mudar as coisas...
Eu por mim, só queria operar, numa frequência qualquer, de preferência
sem donos.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW