RE: ARLA/CLUSTER: Antenas Vertivais ou Loops magnéticos e afins - Opiniões precisam-se

sergiodomingos sergiodomingos sapo.pt
Quarta-Feira, 29 de Julho de 2015 - 11:54:28 WEST

Boas.
So posso opinar sobre a magnetic loop. Tenho usado este tipo de antena maioritariamente em operação portatil com excelentes resultados. Dois pontos negativos que encontro são a largura de banda muito estreita que obriga a nova sintonia sempre que se muda a frequencia mesmo alguns khz e a potencia que se pode usar ou seja o variavel de sintonia tem que ser de alta voltagem mesmo para uma ou duas dezenas de watts.

Sergio
CT2JLS

Enviado de Samsung Mobile

-------- Original message --------
From: Salomao Fresco <sal.fresco  gmail.com>
Date: 27/07/2015  11:59  (GMT+00:00)
To: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER <cluster  radio-amador.net>
Subject: ARLA/CLUSTER: Antenas Vertivais ou Loops magnéticos e afins - Opiniões precisam-se

Olá a todos.

Após alguns anos de "licença sabática" do hobby, o bichinho da RF voltou a morder e penso voltar a estar activo.
Mas, há sempre um mas, no QTH actual, 4.º andar de um prédio com terraço próprio, com pouco espaço para antenas, a instalação de um mastro para um dipolo não sendo impossivel será de dificil implementação.

Por isso peço a opinião aos Colegas em circunstâncias semelhantes:

- Antena vertical multibanda com radiais/counterpoise, ou
- Loop Magnético (tipo AlexLoop WalkHam ou semelhante auto-construido)

Algum dos Colegas tem experiências com um ou outro tipo de antena que queira partilhar?

Grato pelo feedback que possam porporcionar.

Salomão Fresco
CT2IRJ
IM59sl