ARLA/CLUSTER: Sugestão

Rui Oliveira ruimail24 gmail.com
Quarta-Feira, 15 de Julho de 2015 - 17:49:21 WEST

Caro colega;

Permita-me uma sugestão sobre o APRS.
Existe sofware de APRS para linux, tal como existe para windows, por
isso isso não seria um problema.
Mas agora, como fazer isso com um rádio e o rpi?
Eu diria que uma solução como que eu construí para mim podia resultar.
Uma placa de som USB (que se compram por menos de 2€ com total
compatibilidade linux);
Um adaptador USB-DB9 (UART) (para fazer PTT via série, também se arranja
barato no eBay);
Um sistema que eu arranjei para o meu baofeng que consiste no seguinte:
É uma placa que junta os sinais de entrada e saída de audio do PC (neste
caso o rpi), mais o sinal da porta série e junta tudo para um cabo
Kenwood de dois machos (aka cabo do baofeng).
Resulta mesmo bem, já recebi muito aprs com isto (e estou confiante que
um dia transmitirei).

Deixo umas fotos do meu protótipo:
http://imgur.com/a/Qa9yE

Nada mais que:
um cabo macho-macho de 3.5mm cortado a meio;
cabo kenwood de dois machos;
dois cabos macho-femea de breadboard (usados no r-pi) - ligam aos pinos
RTS e GND da porta série;
Placa (desenhada por mim) com:
     1 opto acoplador;
     1 resistência;
     2 condensadores.
Não podia ser mais fácil. E barato. Há soluções comerciais como a
/EasyDigi/ que são melhores (tem transformadores para desacoplar as
linhas de áudio), mas a minha é muito barata, e funciona.
Se alguém quiser detalhes, estejam à vontade. Um dia hei-de escrever
documentação disco como deve ser, quando houver tempo.

73;
Rui Oliveira
CR7ALW
http://qrz.com/db/CR7ALW