Re: ARLA/CLUSTER: INSÓLITO e penso que Exclusivo

AV radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 20 de Janeiro de 2015 - 14:34:27 WET

Caro Fernando,

Por acaso tirou fotografias dos isoladores queimados? Poderiam ser
interessantes.
Em operação os pontos que menciona (extremos da antena onde estão os
isoladores) são onde existe maior tensão. Pode acontecer que o isolador,
sendo pequeno e sendo só um, veja excedida a sua tensão de isolamento e se
torne condutor, queimando talvez até de forma explosiva. Sugiro que
experimente colocar 2 isoladores espaçados um do outro em cada extremo, ou
então utilizar isoladores cerâmicos como sugere o João Costa.

Em relação ao seu indicativo, nada a dizer. É muito bom que faça o que é
suposto fazer um radioamador: estudar, experimentar e aprender.

73,
António Vilela
CT1JHQ