Re: ARLA/CLUSTER: Caminho (path) recomendado para móveis e portáteis APRS (para melhor funcionamento)

Paulo Mendes ct2hqt gmail.com
Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2015 - 23:50:34 WET

Boa noite pessoal, para já existem voluntários para "começar a falar do
assunto", mas faltou-me referir no 1º mail na quantidade de igates
existentes, as mesmas são uteis para envio para Net, mas na situação
inversa (da net para o rádio) se as Igates não tiverem filtros podem ser um
desastre, isto porque podem colocar tráfego na nossa rede proveniente de
qualquer local o que pode num caso extremo entopir a rede toda de pacotes
sem interesse para os amadores nacionais.

Penso que poderemos ir pensado até na configuração ideal para a nossa rede
convidando os Sysops das Associações para colaborarem e no final termos uma
base de ficheiros pré-configurados para poder partilhar entre todos e cada
um colocar no ser Digi, obviamente que as coisas não são assim tão simples
porque existem dezenas de modelos de Digis no mercado e cada modelo terá
uma configuração diferente, no entanto com diálogo tudo é possível.
A prova que as pessoas quando querem conseguem é as redes de Ecolink e
Dstar que funcionam muito bem com o esforço de alguns colegas e com a
colaboração das Associações.

Um abraço.
Paulo Mendes - CT2HQT

No dia 12 de janeiro de 2015 às 21:34, Luís Garcia Filipe <