Re: ARLA/CLUSTER: Caminho (path) recomendado para móveis e portáteis APRS (para melhor funcionamento)

Segunda-Feira, 12 de Janeiro de 2015 - 21:34:12 WET

Boa noite.

Não existe "nenhum padrão". A rede de aprs tal como o Paulo e o Pedro
afirmaram, deve ser configurada e adaptada a cada situação, País,
demografia, utilizadores, repetidores, geografia, tal e qual como se
configura qualquer rede gsm ( esta sim, full duplex).

E deve ser bem projectada, uma vez que é simplex, e desta forma não
sobrecarregar nem a rede nem os recursos, mantendo a eficiência para o qual
o aprs foi concebido. O próprio Bob Bruninga, já deu algumas palestras
sobre qual a melhor configuração para uma cobertura eficiente, mas depende
sempre muito do contexto onde o APRS funciona.

Tem inclusivamente uma palestra onde fizeram um ensaio onde conseguiram
quase a 100% ( exagero) de eficiência sem recorrer ás gates que estão
ligadas na net, provando que o APRS é uma rede que pode funcionar sem a
Internet, ao contrário de um outro protocolo também conhecido.

Podem encontrar aqui uma boa palestra do mesmo:

" https://www.youtube.com/watch?v=u4ithktrKZc "

Também faz parte de qualquer Radioamador desenvolver o nosso hobbie e
descobrir e combinar coisas novas.

Colega Paulo, se tudo fosse uma questão de copiar os outros, ainda não
tínhamos inventado sequer a roda.

73,

CS7AEL

No dia 12 de janeiro de 2015 às 21:14, CR7ALB Rui Silva <cr7alb  outlook.pt>