ARLA/CLUSTER: Para terminar esta telenovela das qsl's.

David Quental ct1drb72 gmail.com
Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2015 - 19:09:27 WET

Boas noites a todos os colegas,

esta questão das qsl's já é velha, de mais de 20 anos, e como eu previ
na altura (devia ter jogado nesse dia) iria trazer muitas confusões.
Tenho a consciência perfeitamente tranquila quanto a isso, avisei todas
as direcções, na altura em que era sócio, de que isto iria dar muitos
problemas, ninguém acreditou em mim, agora está a dar o que está a dar:
confusões.

Mas vamos por partes: a questão das quotas.

Cada um sabe de si e Deus sabe de todos. Ninguém tem a ver com o que eu
pago como eu nada tenho a ver com o que os outros pagam, isto falando em
termos de clubes de radioamadores.

Para mim a REP é excelente para muita gente:

1) para quem não faz actividade nem concursos;
2) para quem não sabe CW e, como tal, também não faz concursos nesse modo;
3) para quem não quer pagar qsl's;
4) para quem não quer pagar qsl's de colegas que fazem alguma actividade;
5) para quem só faz contactos com colegas nacionais, dos Açores e da
Madeira;
etc etc etc.

Para este tipo de colegas a REP é excelente ainda para mais há mais de
10 anos que a quota não é alterada, em termos europeus deve ser caso único.

O problema, por exclusivo defeito meu, é que eu não me integro nas
categorias de acima, mais uma vez, o defeito é meu. Devo ser caso único
e, possivelmente, sujeito a estudo.

É claro que o diferencial entre uma associação e outra, de € 30 para €
78,80 (não há pagamentos de € 15 como foi referido num dos posts) é de €
48,80, o que dá para pagar 1.220 qsl's. São muitas qsl's e, quiça, na
opinião de muitos, talvez para quase 100 % dos radioamadores
portugueses, não valerá a pena ser sócio da URE. Mas há sempre umas
ovelhas negras, como eu, que persistem em serem diferentes, ninguém é
perfeito.

A questão toda é que não me revejo na mentalidade actual, posso ser
antiquado, mas enquanto viver não tenho que ser sócio de uma organização
que possui uma mentalidade da qual eu não revejo e como ainda é
permitido aos radioamadores nacionais serem sócios doutras organizações
internacionais assim eu serei sócio da URE.

Quanto aos milhares de qsl's por levantar na REP, entre as quais algumas
minhas, acho que a REP, tal e qual como outras organizações da IARU
fazem, deve devolver às congéneres as ditas qsl's com a indicação que
colega X não é sócio da REP, tão simples como isso. O facto de ter que
ser a REP a pagar, bem entendido os seus sócios, é um facto que deveria
ser pensado e talvez pensar-se porque acontece, se houver alguma
inteligência para isso.

É claro que pode sugerir à IARU para que as qsl's sejam destruídas,
talvez seja a opção mais barata e desocupe muito espaço, mas creio
também que entraria em colisão com o comunicado do Conselho de
Administração da IARU e talvez esta última se visse obrigada em
contactar com organizações não-IARU nacionais.

Desde o fim da minha ligação à REP, desde 2007, que enunciei que o meu
qsl-manager é o EA3GHZ, tal como nas minhas atividades como T6AG, OK8RB
e CU3HQ. Também indiquei isso no qrz. com como no hamqth.com. Quando
faço qso's digo qual é a direcção da minha qsl, não tenho culpas que os
colegas não sigam as minhas indicações.

Colegas, para mim é completamente indiferente quem é sócio de quem, cada
um sabe qual o clube que melhor o representa e mais ninguém tem algo a
ver com essa decisão. Agora isto não me impede que pense o que pense
acerca deste assunto. Tal como eu disse no principio este é um assunto
que está a dar muito que falar.

Melhores 73 e façam actividades.

CT1DRB
David Quental

PS: já agora que tenham um bom ano 2015.