ARLA/CLUSTER: Ruido electrico nas Lampadas Led. (Off Topic)

Paulo Mendes ct2hqt gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Fevereiro de 2015 - 21:35:39 WET

Olá colegas, estou a fazer uns testes com lâmpadas Led tubulares de 1500mm,
com potências entes os 20W e 25W, neste momento já testei cerca de 10
modelos de fabricantes diferentes, os testes que tenho efectuado são
simples e resumem-se a medir Lux com Luximetro e  analise de energia.
Nos testes de de Luz estou a chegar à conclusão que existem modelos de
lâmpadas com eficiência (LUX vs Potência) interessantes e outros uma
barraca autêntica, basicamente as lâmpadas baratas (chinesas) são conforme
calha...
Na analise de energia os consumos anunciados normalmente são superiores aos
medidos com este equipamento
http://www.fluke.com/fluke/inen/power-quality-tools/troubleshooting-power-meters/fluke-345.htm?PID=56070
pelas
lâmpadas, as diferenças são na ordem dos 2W, no entanto existe um ponto
onde encontrei um problema (já o esperava) que é a distorção harmónica na
corrente das lâmpadas, neste caso existem lâmpadas com 14% e outras com 38%
de distorção harmónica em corrente, a distorção harmónica da tensão ronda
os 9%. Encontrei outra situação que é lâmpadas iguais do mesmo fabricante e
com distorção harmónica com valores de 17% numa e 38% noutra, ou seja a
repetibilidade não existe e mostra que não tem controlo de qualidade.

Além dos problemas atrás mencionados detectei que o rádio FM que tenho na
oficina deixa de funcionar com certas lâmpadas ligadas a 5 metros do rádio,
isso leva-me a crer que as lâmpadas provocam ruído electromagnético na zona
onde estão instaladas, isso pode ser um problema para as comunicações
Wireless e outras que existem na unidade fabril, o que pretendo é partilhar
convosco esta situação e além disso questiono se vale a pena comprar um
equipamento para medir este tipo de ruído (talvez um analisador de
espectro) para testar melhor as lâmpadas antes de comprar 4000 Lâmpadas e
depois ter lâ a ANACOM a bater a porta porque ninguém tem comunicações na
zona.

Desconheço se alguém já passou por uma situação destas mas temos de nos ir
preparando para estes eventuais problemas,

Obrigado.

Com os melhores cumprimentos.
Paulo Mendes