Re: ARLA/CLUSTER: Alocação de endereços da rede IP AMPR (44.0.0.0/8) para Portugal

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 16 de Fevereiro de 2015 - 09:18:41 WET

Bom dia Paulo e demais colegas.

Antes de tudo os meus agradecimentos ao Pedro pela decisão de coordenar a
rede 44.
Para ti Paulo, a tua ideia é útil e foi uma das primeiras que me surgiu
aquando da implantação do DSTAR em Portugal isto em 2008, no entanto temos
vários revezes pela frente. Devido à geografia do nosso país, teríamos que
ter links em zonas onde não existe nada, não são inviáveis, mas são pela
certa quase que "impossíveis", iríamos tropeçar com zonas reservadas, com
zonas protegidas e mais que não me ocorre no momento. Os custos mesmo
associativos e tendo em conta a utilização de material amador iriam ser
elevados, quando falo em elevados falo no sentido económico das nossas
associações, dependendo das distâncias a cobrir e dos links mais próximos
poderemos estar a falar de uma dezena de milhar de euros, isto levando em
conta que um link de 20 Kms tem um custo aproximado de 400€, cobrir o país
todo nas estruturas dos repetidores iria ser dispendioso, mas tal como tu
dizes não é impossível, devagar se chega ao longe.
Agora essa mesma infraestrutura para as redes DSTAR e SF tem requisitos,
como qualquer dos sistemas necessita na sua interligação de IP publico
próprio isso leva a que a rede Ampr terá que atribuir 1 IP a cada serviço,
isso é possível se a gateway 44 for simultaneamente um servidor DNS. Como
já disse não é impossível mas...

Saudações a todos.

No dia 15 de fevereiro de 2015 às 22:30, Paulo Mendes <ct2hqt  gmail.com>

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo