ARLA/CLUSTER: Ip's 44 para Portugal.

David Quental ct1drb72 gmail.com
Quinta-Feira, 5 de Fevereiro de 2015 - 20:53:34 WET

Boas noites aos colegas,

no âmbito na minha aventura pela hamnet enviei email aos colegas
espanhóis que estão nessa modalidade. O meu email foi para pedir ajuda
e, quiça, saber mais pelos que eles sabem.

Além de me responderem muito bem, deram-me mais informações quanto à
questão, já aqui levantada há uns tempos atrás, acerca da atribuição de
Ip's 44 a Portugal.

Como os colegas mais velhos sabem, em tempos havia um colega que era o
responsável pela atribuição deste tipo de Ip's em Portugal, eu próprio
tive um Ip. O tempo passou e o bloco 44.158.0.0/16 deixou de ser
atribuído a Portugal devido à falta de interesse, no entanto continua
disponível.

Os colegas espanhóis sugeriram-me ser eu o coordenador da atribuição dos
Ip's em Portugal e, inclusive, deram ajuda nesse sentido. Praticamente
só preciso de enviar um documento, que eles próprios enviaram-me, e
substituir alguns dados, nada de muito complicado.

No entanto, não me vejo como coordenador dessa rede, não tenho tempo
para isso e não vejo grande interesse em Portugal para este tipo de
actividades (espero que esteja errado). Também penso que este tipo de
coordenação deve ser feito por algum colega que esteja filiado nalgum
clube/associação nacional com alguma dimensão para lhe dar apoio. Como
sabem só sou sócio dum clube português e doutro estrangeiro, ou seja,
não me enquadro no que escrevi acima.

Penso que não há necessidade de haver algum tipo de coordenação caso
hajam muitos poucos colegas interessados, no entanto, caso haja algum
colega com tempo para este tipo de coordenação e mais tarde atribua Ip's
44 não me importo de o pedir.

Este meu email é só para chamar a atenção para a necessidade de
coordenação numa área do radioamadorismo, neste caso dos Ip's 44 que é
um património nosso.

Melhores 73.

CT1DRB
David Quental