ARLA/CLUSTER: Duvida - Fontes de Alimentaçao

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Fevereiro de 2015 - 14:24:21 WET

Boa tarde,

Usei durante muito tempo uma, sem grandes problemas.
Cuidados a ter:
- Seleccionar uma com boa filtragem (deve ter bastantes toroides junto
de onde saem os fios amarelos ...) e no circuito imediatamente a seguir
à entrada AC
- Se tiver ajuste interno poderá subir-se a tensão um pouco acima dos 12V
- Ter em atenção que algumas dessas fontes não arrancam bem sem carga
(eventualmente colocar-lhe uma resistência com o valor e potência
adequados para suportar o arranque sem consumo desnecessário.
- Escolher as mais recentes que proporcionam correntes interessantes na
linha dos +12V, as mais antigas suportam maiores correntes na de +5V
- Cuidado com a corrente disponivel na linha de +12V, o valor nominal de
potência indicado é total para todas as linhas de saida, se vamos usar
apenas os +12V é necessario ir a uma pequena tabela que possuem ver a
corrente máxima dessa linha.
- Verificar com um receptor de onda curta (HF), comparando a alimentação
do mesmo com a fonte em questão e com uma bateria, se não são produzidas
espúrias notórias nas nossas bandas, resultantes do processo de
comutação da fonte. (se com a fonte tem "apitos" em determinadas
frequências que interessem, se esse mesmo "apito" não aparece quando se
usa a bateria.
- Juntar todos os fios amarelos para fazer o +12V e todos os fios pretos
para fazer os 0V/GND, para minimizar as perdas no cabo.

Mais umas coisas num artigo que fiz há uns anitos para a QSP.
http://pwp.net.ipl.pt/net/pribeiro/ham/PCPower2Rig.pdf

73!