Re: ARLA/CLUSTER: Fwd: ARLA pretende solicitar a utilização da faixa de 1850 a 2000 kHz pelo serviço de amador em 2016

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 28 de Dezembro de 2015 - 17:09:13 WET

Boa Tarde CT2HQV,

Nem sei se actualmente a ANACOM terá competência de considerar, só por si,
este segmento de 1850 a 2000 kHz com estatuto primário para o serviço de
amador, sendo necessário provavelmente negociar o estatuto do serviço
conjuntamente com a CEPT nas conferencias mundiais da ITU.

Como sabes, o segmento de 1830 a 1850 kHz  já tem atualmente um estatuto
primário para o serviço de amador, ao contrario do de 1810 a 1830 kHz que
inclusivamente só pode ser utilizado por amadores das categorias 1 e A e
com limitações de 200W de potencia na área geográfica POR e numa utilização
limitada a uma base de não interferência a outros serviços situados fora do
território português, sendo provavelmente mais proveitoso, nas consultas
publicas efectuadas, pedir a abertura imediata desta pequena faixa a mais
categorias.

Infelizmente e aquando das consultas publicas para as alterações ao Quadro
Nacional de Atribuição de Frequências (QNAF) continua a ser bastante
reduzido o numero de radioamadores que fundamente apresenta comentários
nesse sentido.

Obviamente que as associações de amador nacionais podem solicitar, numa
primeira fase que a faixa dos 1850 a 2000 kHz seja alocada ao serviço de
amador, alias como já aconteceu, independente o seu estatuto de serviço,
mas para que o mesmo pedido seja efectivo será necessário que também um
maior numero de amadores se manifeste nesse sentido em próxima consulta
publica de alteração do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências.

João Costa (CT1FBF)