ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Banda dos 5 MHz - Holanda

Pedro Carvalho - CT1DBS/CU3HF papfc1 gmail.com
Quinta-Feira, 3 de Dezembro de 2015 - 14:26:54 WET

Boa tarde João

Nada a dizer sobre o teu post excepto que está tudo certo e que apenas nos corroboramos um ao outro.

Estou muito de acordo que a procissão ainda vai no adro. Não sendo muito versado em procissões, penso saber que o trajecto é combinado antes da procissão sair do adro, quando não é antes...

Com as decisões tomadas na WRC-15 todos os pressupostos que antes foram assumidos muito dificilmente se manterão válidos, não obstante o excelente trabalho do colega José Francisco, CT4AN, na preparação da posição portuguesa para a WRC-15, que deve ser bastamente elogiado e, se tal for possível pela parte dele, deve continuar com o assunto nas suas mãos!

Na minha modesta opinião, como a posição portuguesa não vingou, a par de todas as outras que tinham igual entendimento, e porque parece haver uma certa apetência nas nossas instituições governamentais e regulatórias de seguir o que vem de fora, a minha questão visa exactamente suscitar a questão da necessidade de preparação para a necessária consulta pública que precederá à alteração do QNAF ou, melhor ainda, começar a fazer pressão quanto antes.

É que após a WRC-15, no que toca a esta banda, existem bastantes razões para suspeitar que a posição das outras partes interessadas seja alterada, nomeadamente a dos militares, sempre muito atentos aos regulamentos internacionais.
Digo isto fazendo figas para que fosse aceite pacificamente uma situação idêntica à da Holanda ! :)

E, também é licito pensar que a redução da faixa de 100 para 15 KHz afetará, necessariamente, tudo o que antes havia sido combinado, baseado em premissas que, lamentavelmente, não se concretizaram, nomeadamente os modos de emissão, etc.

Vy 73,

Pedro CT1DBS/CU3HF ES QRT