Re: ARLA/CLUSTER: Ajuste de níveis áudio para modos digitais (bug nos parâmetros por omissão do driver Windows para alguns rádios)

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com

Boa noite,

Sim, tens as saídas/entradas todas típicas pela clássica ficha ACC se
quiseres usar dessa forma.
Pessoalmente foi até um factor importante na altura que optei por este
equipamento, a ligação integrada de áudio/cat via USB.
Pela ligação USB ficam disponíveis 3 dispositivos virtuais no PC:
- Uma porta série usável para CAT (comandos CI-V típicos da ICOM) e as
linhas RTS e DSR para comando básico de PTT e CW/RTTY como muitas
aplicações gostam de usar
- Uma porta série multi-funcional, usável para exportar informação de
GPS para o PC ou para enviar/receber dados por DSTAR ou (julgo) para
recepção de RTTY descodificado no IC7100
- Um dispositivo audio IN/OUT que se poderá usar para gravação de
comunicações, envio de áudio (voice keyer), modos digitais TX/RX ou
exportação de FI para descodificação de DRM e outros modos que o exigem.

O "bug" em sí mencionado é apenas no facto do chip da TI usado (versões
mais antigas do chip provavelmente já foi actualizado nos rádios
fabricados mais recentemente) se anunciar ao PC como sendo do tipo
"microfone" o que faz com que o driver do Windows por omissão faça
corresponder ao ganho 100% um ganho real de 30dB em relação ao nível
digital que chega ao PC.

A correcção mais simples e óbvia é, a partir do momento que o Windows
fica a mostrar não o ganho em % mas em dB, mover o "slider" até que o
valor fique 0dB (ou próximo).

Tenho diversas criticas ao equipamento, coisas de pormenor,
essencialmente de funcionalidades de software em falta, mas nesta zona
(ligação USB) estou plenamente agradado com a forma como funciona, bem,
plenamente não, gostava que tivessem incluído uma opção para em
simultâneo exportarem o áudio baseband e FI (um em cada canal L/R) mas
não me custa nada ir ao menu e mudar e percebo que para muito pessoal
seria uma grande complicação.

Em relação ao problema do "ganho do micro", imagino que te refiras à
necessidade de ajuste do nível sempre que mudas de modo (DV/FM/SSB),
também me desagrada, já o manifestei directamente à ICOM (com direito a
resposta!), o porque não memorizarem o nível por modo, mas colegas que
têm outros equipamentos da marca dizem que o problema é idêntico e
pessoalmente até já tenho solução "hack" para ele, já testada mas que
ainda é segredo ... (sem alterar componentes no rádio nem mexer em
qualquer botão extra, é só mudar de modo e o ganho é reposto com o nível
que se tinha anteriormente nesse modo!!!)

73!