Re: ARLA/CLUSTER: Primeiro recetor Analógico/Digital AOR DV1 chega à Europa

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Agosto de 2015 - 14:18:11 WEST

Mas convenhamos, $1300 é um bocado por um recetor. Com respeito ao
multimodo, continua a expectativa sobre a Connect Systems e o CS7000,
embora tecnicamente não ache impossível mas por $200 é que não sei, mas o
Jerry garantia um equipamento para DMR/DSTAR e talvez SF por esse preço.
Mas o DMR e o TDMA são algo de complicado para aplicar num equipamento
FDMA, principalmente a separação feita pelo divisor de tempo.

Só a título de informação e para quem não o saiba os repetidores analógicos
precisam de cavidades para separar a frequência de emissão da de receção
isto para evitar a desenbilização do RX, no DMR a frequência é única como
nos demais mas pode haver uma comunicação no TS1 e o TS2 estar em escuta
num outro TG ou numa conversação privada.

Adenda:

TS = Time slot (espaço atribuido em tempo de frequência)
TG = Talk Group (algo similar aos reflectores na rede DSTAR, groupos de
conversação)

> Pois, pois não existe "bela" sem "senão".
>
> O interessante é que a AOR não desistiu de fabricar recetores e com
> possibilidades de escutar os modos digitais mais importantes, pelo menos
> para o segmento radioamadoristico e não só.
>
> Era importante é que finalmente aparecessem também  transceptores
> multi-modos digitais, deixando de ser projectos que prometem muito mas
> ficam-se só pela promessa.
>
> João Costa (CT1FBF)

73's
***********************************