ARLA/CLUSTER: David Quental (CT1DRB): As minhas actividades SOTA na Inglaterra.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2014 - 12:26:39 WEST

De: David Quental [mailto:ct1drb72  gmail.com]
Enviada: quinta-feira, 11 de Setembro de 2014 18:00
Para: cluster  radio-amador.net
Assunto: As minhas actividades SOTA na Inglaterra.

Activação de G/SE-006 e G/SE-010.

Eu sempre tive o sonho de visitar o Reino Unido, terra do futebol, do
rock, dos Beatles, do Big Eye, da torre de Londres, e muito mais
recentemente, do programa SOTA. Outra razão que eu tinha foi para
visitar a minha sobrinha Rebeca que está a viver lá e porque também a
maior parte da minha família, mãe, irmã, sobrinhas e sobrinho,
estiveram em Londres durante o Natal e o Fim de Ano.

Como tal, eu comprei os voos em Abril e depois enviei um post para o
reflector no site do Sota acerca desta minha viagem ao Reino Unido.
Recebi uma resposta do G6TUH Mike e ficou decidido que iria activar 2
SOTA: G/SE-006 Ditchling Beacon e G/SE-010 Firle Beacon.

Desde Abril até ao dia 3 de Setembro vivi alguns momentos de
ansiedade, porque sou um bocado nervoso, mas sobrevivi e estou a
escrever este artigo, por sinal bem contente.

Não dormi muito bem na noite antes do dia 3 de Setembro e cheguei ao
Aeroporto de Lisboa cansado e cheio de stress. O voo foi atrasado
devido a um birdstrike. Devido a este atraso o avião demorou muito
tempo a aterrar no Aeroporto de Gatwick e eu fiquei com algum receio
por causa do horário da autocarro. Todavia, tudo correu bem em Gatwick
e não tive problemas com o passaporte e bagagem.

Mas tive outro problema, antes da viagem eu tinha comprado a passagem
de Gatwick para London, mais precisamente para a Estação de Waterloo.
Apanhei o autocarro mas a viagem terminou em West Brompton, não
exactamente no sitio aonde eu pensava que iria ficar. Felizmente
encontrei a estação do metropolitano e graças a uma senhora comprei o
travelcard para 7 dias. Estava mesmo cansado e cheio de sono.

Depois encontrei-me com a minha sobrinha em Moorgate e apanhei o
autocarro até à casa dela. Felizmente até ao dia 6 tive tempo para
descansar, apesar de algumas alergias.

No entretanto visitei o Cray Valley Radio Society no dia 4 e no dia 5
visitei o HMS Belfast.

Na sede do CVRS conheci o colega G3LHZ Mike Underhill, ele fez uma
palestra acerca das antenas magnéticas, foi um dos pontos altos da
minha visita. No HMS Belfast a visita já tinha sido organizada pelo
colega M0AXP Joe e tudo correu bem e operei como GB2RN em CW, foi uma
verdadeira honra. Conheci no mesmo dia o colega 2E0VAV Alan. Depois eu
e o Joe fomos beber cervejas e despedimo-nos.

Agora é tempo de falar da minhas activações SOTA. Acordei muito cedo
no dia 6, comi o pequeno almoço e apanhei 2 autocarros até à estação
de comboios de East Croydon no sul de Londres. A seguir apanhei um
comboio até Haywards Heath. Quando lá cheguei chamei, em VHF, pelo
colega G6TUH Mike e após alguns momentos de confusão (porque ele
estava à minha espera na entrada principal da estação enquanto eu
estava noutra entrada) encontrámo-nos. A seguir fomos na direcção do
G/SE-010 Firle Beacon, em que levamos perto de 20 minutos (não me
lembro exactamente porque estavámos sempre a falar). Chegámos a um
portão, mesmo antes do Summit, e eu fiquei a saber que a propriedade
pertence a um Lorde. Todavia, as pessoas estão autorizadas para
passear através da propriedade e de facto haviam muitas pessoas a
passearem devido ao facto de ser fim de semana. O tempo estava
relativamente bom, não havia sol, havia algum nevoeiro mas estava
muito agradável para passear. Muito fácilmente chegámos ao G/SE-010
Firle Beacon.

Porque não há qualquer tipo de vedação, inicialmente escolhemos
instalar uma antena ligada a um balum de 1:9 no cimo do mastro
portátil do Mike. Depois de alguns testes vimos que a antena não
estava a trabalhar bem e rapidamente a substitui-mos por um dipolo
invertido.

O dipolo sintonizou muito bem e fizemos 15 QSO's em CW nos 40 e 20
metros. Tinha estado algo preocupado acerca do APRS2SOTA mas
felizmente trabalhou bem nas activações.

Vi muitas pessoas a caminharem perto de nós e algumas demonstraram
interesse na nossa actividade. O Mike fez um extraordinário trabalho
na divulgação do nosso hobby e também acerca do SOTA, muito obrigado
Mike ! Nem tudo correu bem na primeira activação, encontrámos muitos
mosquitos. Primeiramente atacaram o Mike mas depressa aprenderam que o
meu sangue era bom para eles e fiquei coberto de mosquitos. Felizmente
não tivemos problemas a seguir nem efeitos secundários.

Depois fomos em direcção de G/SE-006 Ditchling Beacon. Demorámos cerca
de 30 minutos (mais uma vez eu não me lembro porque estivemos sempre a
falar). Cruzámos a cidade de Lewes e tirei algumas fotografias,
pareceu-me uma cidade muito bonita.

Até que chegámos a G/SE-006 Ditchling Beacon.

Felizmente não encontrámos mosquitos e depressa instalámos a antena
numa vedação. Fizemos 14 QSO's em CW nos 40 e 20 metros.

Porque já estávamos com muita fome fomos a um pub e comemos muito bem,
com algumas cervejas. Pela primeira vez na minha vida comi bacalhau
fresco, gostei.

É muito difícil dizer por palavras o que o Mike fez pela minha
actividade SOTA, sem a ajuda dele teria sido completamente impossível.
Por isso os meus maiores agradecimentos ao G6TUH Mike e á sua família.
Foi uma grande honra ter estado com ele.

Depois do almoço o Mike levou-me até à estação e eu fiz o caminho
inverso até à casa da minha sobrinha.

Terminei o dia com a minha sobrinha, e o seu namorado, a beber umas
cervejas. Foi realmente um dos melhores dias da minha vida, muito
obrigado Mike.

 David Quental (CT1DRB)