ARLA/CLUSTER: A Rádio, Escuteiros & Jamboree

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 19 de Outubro de 2014 - 22:05:40 WEST

Boa noite,

Na minha curta experiência enquanto apoiante (radioamador) da actividade
já apanhei as duas situações.

Há 2 anos, sempre que ocorria um período de falta de contactos, a
rapaziada aborrecia-se e ia para os computadores, pior, ficaram lá
agarrados e faziam uma barulheira danada que nem possibilitava aos
interessados usar os rádios.
Este ano tive a felicidade de ir ajudar uns "novatos" disto, o 835/CNE
do Casal do Marco e eles desde logo decidiram não ter "JOTI" (resposta
de um dirigente quando o congratulei por isso: "computadores têm eles o
ano todo ..."), os grupos foram rodando nunca dando para aborrecer
muito, entre estarem nos rádios ou a fazer outras coisas como "carrinhos
de rolamentos" (para uma actividade que terão brevemente).

Reparos:
- Resultou bastante o aproveitar alguns fenómenos de propagação que
ocorreram (e que por vezes dificultaram contactos), para fazer umas
pausas de CQ e explicar por exemplo o que é a "skip-zone" o porquê de
usarmos varias bandas, os botões essenciais de variação fina e grossa de
frequência, mudanças de banda, etc.
- Os ultimos contactos JOTA que fiz foram "caçados" por um dos
escuteiros mais pequenos que já dominava os botões que lhes tinha ensinado.
- Só não falou quem não quis (se envergonhou), o grupo que estivesse ia
rodando pela cadeira ao meu lado.
- Só fiz um par de contactos "five-nine" de amadores individuais que me
responderam, provavelmente do concurso internacional que decorria.
- Falamos com mais de 60 (estimo) organizações mundiais de escuteiros,
saliento EUA, Finlândia, Marrocos, Espanha, Holanda, Dinamarca.
- Mesmo nos contactos internacionais, a rapaziada conseguiu comunicar
desde o simples "hello" a questões mais elaboradas como informações
metereologicas locais, a mais curiosa foi a dos dinamarqueses que nos
retribuíram com um daqueles cânticos/gritos típicos da região e dos Vikings.
- Chegaram a comentar comigo que alguns dos mais pequenos chegaram a
chorar lá fora quando ocorreu a mudança de grupo, porque queriam lá
ficar comigo a falar no radio !!!!
- No final já tinha uns 4 escuteiros sistematicamente a colocarem
questões técnicas e legais de operação, como onde estudar e fazer exame
!!! outros pensaram nisso posteriormente.

Resumindo, a equacionar seriamente pela organização (em minha opinião):
- O limitar os computadores na actividade (com o argumento que me
responderam acima)
- A definição de centros de operação regionais em frequências VHF/UHF
para permitir quer o preenchimento de períodos menos favoráveis para HF,
limitações da instalação de antenas e o permitir mais facilmente a
operação de múltiplas estações por local, para manter maior actividade.

Agradeço a colaboração de todos os membros do agrupamento (dos mais
pequenos aos graúdos), dos radioamadores que nos ajudaram a montar
antenas, a recolher, a operar ou que simplesmente apareceram e
evidenciaram que existimos por todo o lado e estamos dispostos a
colaborar com outras organizações.

Os amadores envolvidos em CR5ACM: (desculpem se a minha fraca memória
esqueceu alguém!!!)
CS7AGF, CS7AGH, CT7ABF, CT7ABP, CT5IPX, CT1DRB, CT1CZT, CT???? (que nos
ajudou a montar as antenas e não fixei o indicativo dele).
Núcleos/associações colaborantes com recursos humanos e materiais
(equipamentos e antenas):
NRA, NRISEL.

Parabéns a todos, neste e noutros agrupamentos, por um excelente JOTA 73!