ARLA/CLUSTER: A Rádio, Escuteiros & Jamboree

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Domingo, 19 de Outubro de 2014 - 17:28:53 WEST

Nas minhas modestíssimas ajudas que já dei aos escuteiros nos Jamboree’s, a maioria das vezes no Agrupamento 61 nos Olivais, tenho reparado de há uns anos para cá o seguinte:

- As crianças olham para os Rádios como de objectos “extraterrestres†se tratassem.

- Os que já que já tinham visto tal objecto “extraterrestre†não fazem a mínima ideia de como aquilo funciona nem para que serve.

- Curiosamente, a tecnologia que mais cativa a atenção dos jovens, é a “obsoleta†e velha telegrafia (não querem largar a chave quando lhe mexem a primeira vez)

- As mesas com os computadores para o JOTI estão sempre cheias...até fazem fila.

- A sala onde estão os Rádios estão sempre “às moscas†e os grupos que lá vão, é sempre de fugida.

Na minha modesta opinião os responsáveis pelo Radioamadorismo nos escuteiros tem que fazer algo rapidamente porque senão, este evento anual dos Escuteiros, vai se passar a chamar só JOTI.

Os radioamadores, e as Associações em geral, de certeza absoluta, estão dispostas a colaborar com o Departamento Rádio Escutista a fazer uns “workshops†(como se chama agora)

e mostrar aos miúdos o maravilhoso mundo da velha Senhora que é a nossa querida Rádio.

É certo que a vida social actual é totalmente preenchida e cada vez sobra menos tempo mas sempre se arranjará um tempinho para os tais “workshopsâ€.

Esta observação é para ser encarada como critica construtiva apenas e só.

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53, REP # 1418, SKCC # 8178, CT-QRP # 058, NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

---
Este email está livre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.