Re: RE: ARLA/CLUSTER: Re: Microsoft anuncia novo Windows 10 - sistema operacional que irá rodar em PCs, smartphones e tablets.

Sérgio Rasteiro - CR7AJS cr7ajs gmail.com
Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2014 - 23:56:16 WEST

Peço desculpa por vir aqui "meter o bedelho" e fazer papel de advogado do
Diabo...
Concordo que o Win8\8.1 não é para toda a gente, mas eu pessoalmente gostei
e acho que estavam no caminho certo. O problema das grandes mudanças em
algo que existe à muito tempo é mesmo o facto de os utilizadores esperarem
uma coisa e não quererem mudar. É como os carros de mudanças automáticas:
em Portugal à não muitos anos pouca gente gostava ou queria um veículo
automático, hoje em dia já não é bem assim, mas custou e custa a muita
gente fazer a mudança. A questão é que o Win8\8.1 depois de se entranhar
funciona muito, muito bem e faz (tal como os anteriores) tudo o que o
utilizador precisa, porque nem todos são MCP's e afins. No entanto para a
maior parte das pessoas chegar e ver aquele novo menu de entrada é algo que
logo à partida rejeitam sem sequer o querer explorar... porque é diferente.

Quantos aos "linuxs", hoje em dia há muito pouca coisa que seja nativa
Windows e não corra em Linux, seja através de Wine, seja dentro de uma VM
(virtual machine), sendo que qualquer computador comprar nos últimos 3 anos
(mesmo os entrada de gama) suportam bem uma VM a correr XP ou Win7. Depois
existem distros (distribuições) mehores para uma coisa ou para outra, mas
praticamente todas as que se destinam ao utilizador pessoal não dão
praticamente problemas nenhums quer de instalação quer de manutenção.
Existe também já um grande suporte por parte das equipas de desenvolvimento
e fortes comunidades de utilizadores prontas a ajudar. A escolher e
recomendar uma distro, aconselho a dar uma vista de olhos aqui:
http://distrowatch.com/index.php?language=PT
Eu pessoalmente uso Mint (http://distrowatch.com/table.php?distribution=mint) à
uns 2 anos e estou muito contente, mas a instalar numa máquina mais modesta
e para alguém que nunca usou nada de linux, aconselho Elementary (
http://distrowatch.com/table.php?distribution=elementary).

Quanto aos telemóveis, não me pronuncio, mas o Surface PRO é algo de muito,
muito interessante (pena os preços elevados). O RT é muito má escolha e foi
tão mal publicitado como o WAP nos idos tempos =)

Peço novamente desculpa por intervir e pela extensão do texto.
Sem mais,
Sérgio Rasteiro - CR7AJS