ARLA/CLUSTER: Vale a pena o D-STAR? Caminhamos nesse sentido?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2014 - 16:39:55 WET

Prezado Pedro Almeida ( CT5JZX),

"..pelo facto de a Icom fazer monopólio deste modo não obrigado."

Cuidado, porque somente uma parte do D-Star e cada vez menos,
especificamente no que concerne ao codec do áudio, é verdade, todo o
restante está em código aberto e é um protocolo com especificações
desenvolvidas em 1990 pela Japan Amateur Radio League para os
radioamadores a nível mundial, sendo que a Icom foi a única marca a
lhe pegar

Bem,"monopólio" é o que se pode dizer no mínimo do actual sistema da
Yaesu, que esta está a tentar implementar no radioamadorismo, através
de uma pertença "vantagem" de compatibilidade (Fusion) nos novos
repetidores analógicos/digitais e vice-versa, onde tanto o protocolo
como o codec digitais são proprietários da marca e portanto estando
blindados por direitos de autor e demais normas comerciais. Os dois
sistemas digitais são incompatíveis entre si

Tenho muita pena, que as "virgens que vieram rasgar as suas vestes"
naquela altura, hoje não se manifestem da mesma e veemente forma.

João Costa (CT1FBF)