ARLA/CLUSTER: Vale a pena o D-STAR? Caminhamos nesse sentido?

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Quarta-Feira, 12 de Novembro de 2014 - 16:18:50 WET

Podem suportar os repetidores feitos pelo próprio (homemade), a ICOM não
dispõe desse sistema.
Aproveito para explicar este termo homemade, os avanços feitos tanto a
nível de software como de hardware levaram a que actualmente existem mais
repetidores feitos sem hardware da ICOM do que com eles, só no nosso país
(e nem sequer somos representativos) existem 9 repetidores DSTAR homemade
num universo de 18, com recurso a Raspberry Pi's, equipamentos de trunking
recuperados e outros.
Existiu em Ourense um repetidor DSTAR/analógico, permitia através da
utilização do tom de proteção transmitir em analógico e sem esse tom em
digital, no entanto o sistema foi abandonado pela confusão gerada pelos
utilizadores, essa mesma confusão existe no SF mas isso eles não mostram.
Entenda que um sistema híbrido só comunica num único sentido, o facto de
entrar em analógico e sair em analógico é fácil agora deixar ao sistema a
possibilidade de escolha dá origem ao humano ser o decisor, e aqui não
somos nada bons.
Veja como termo de comparação um repetidor que tenha o sistema RF e o
Echolink com possibilidade de controle pelo utilizador, e imagine, se
conseguir, os problemas daí resultantes, uns queriam a Luso-USA outros a
LUSOFONA e outros ainda a BRASILEIRA, na melhor das hipóteses, como marcar
um código DTMF dá muito trabalho, ele iria ficar sem ligação à rede de
Echolink porque ninguém usaria a "tal forma" de ligar.

Os sistemas mistos podem coexistir mas terão sempre que ter alguém que os
administre sob pena de o mesmo ser abandonado em pouco tempo.

Este assunto de Digital vs Analógico é demasiado extenso para ser passado a
papel, espero por alguma forma ter-me feito entender.

Saudações

No dia 12 de Novembro de 2014 às 15:03, pedro almeida <

73's
***********************************
CT1JIB / *Jorge Santos*
QTH-Locator: IM58mo