ARLA/CLUSTER: Muito cuidado com o “wikilixo”, ou seja, com a informação incorreta contida nos Wipedias em geral

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 21 de Maio de 2014 - 19:59:56 WEST

Caros Amigos,

Devemos ter muito cuidado com o “wikilixo”, ou seja, com a informação
incorreta contida nos Wipedias em geral. Mostrarei um pequeno exemplo,
a seguir.

Em meu artigo recente intitulado A inflação cósmica: fé de mais, fiz
uma analogia entre a lisura das observações cosmológicas na faixa de
rádio e a lisura do espelho do Telescópio Espacial Hubble (HST, em
inglês).

Na minha analogia eu peguei dados do HST na Wikipedia em inglês. Tive
o cuidado, no entanto, de verificar as referências mencionadas no
texto e relacionadas aos dados. A Wikipedia em português também
fornece os dados, dá referências, mas comete um erro de 1.000.000 na
espessura da cobertura do espelho do Hubble. Então é preciso muito
cuidado com a Wikipedia, mesmo quando as referências dos dados são
fornecidas: é necessário verificá-las.

Em http://en.wikipedia.org/wiki/Hubble_Space_Telescope, vocês verão
que a cobertura de alumínio do espelho é de 65 nm (nanômetro) mais uma
cobertura de 25 nm (nanômetro) de fluoreto de magnésio. Se a espessura
fornecida pelo Wikipedia em português fosse real, só a cobertura do
espelho pesaria mais de 1 tonelada, como eu tive o cuidado de
calcular.

A conclusão é a de que as Wikipedias são muito úteis, mas as suas
informações devem ser sempre conferidas nas fontes originais.

Um abraço a todos.

Saudações Cosmológicas,

Domingos

Domingos Sávio de Lima Soares
Professor catedrático aposentado do Departamento de Física da
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.