ARLA/CLUSTER: Lista mundial de estações de packet radio

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com

Boas tardes,

Agradeço o me terem mencionado, em relação à ideia base em si, de
reactivar uma rede de dados de amador, a minha opinião é que se deve ser
focado no objectivo da mesma, de suporte as nossas actividades e
esquecer objectivos mais saudosistas de fazer de determinada maneira
porque há uns anos era como se fazia e era giro ...

Certamente que continuam a fazer sentido algumas ligações de baixo
débito sobre AX.25 mas tendo nós actualmente recursos fisicos
(equipamentos) que nos permitem mais e melhor, especialmente nas bandas
de 2,4 e 5GHz, mas também noutras bandas de amador em que se consigam
usar equipamentos de SHF, EHF que estejam disponíveis a partir do "lixo"
dos operadores de comunicações.

Seria muito importante o conseguir-se criar uma rede de estrutura
flexivel (qualquer um se podia juntar) abrangência nacional e que
permitisse no minimo o transporte de todos os serviços historicos de
dados de amador como o Packet o seu sub-conjunto APRS, e as ligações
entre repetidores para suporte de DSTAR, Echolinks, telemetrias e similares.

Da minha parte, usando os contactos daqui do serviço, estaria disponivel
para adicionalmente tentar conseguir um acordo com a infra-estrutura de
apoio ao ensino superior e I&D (FCCN/FCT) e em particular ao que tomo
conta, à rede do Instituto Politécnico de Lisboa, para que se
conseguissem algumas interligações entre locais e à Internet de amador,
rede AX.25 Internacional.
Que conheça serão já na ordem da dúzia, os colegas de outras
instituições de ensino superior como IST, ISCTE, ISEP, etc. que são
radio-amadores e poderiam com certeza dar contributo similar ao projecto.

Já fiz uns testes em 2,4 e 5GHz com alguns colegas da zona, em especial
com o CT2GPI de Vila Franca de Xira com resultados encorajadores, mesmo
não excedendo limites legais de potência e operando com as regras do
anexo 4 do QNAF.
Infelizmente o tempo não tem dado para muito, neste momento estou mais
focado na "propagação" subterrânea a 10Gbit/s na zona da capital, ehehe.
Deixo-vos um pequeno diagrama para curiosidade ...

73!