ARLA/CLUSTER: RADIOAMADORES

Segunda-Feira, 17 de Março de 2014 - 12:16:21 WET

Já correu tanta tinta José sobre este assunto....

nem sonhas.

Mas, fazendo parte da nossa cultura e eterna parcimónia e acima de tudo, a
cobardia e a preguiça, como tudo o que está mal neste Pais, este assunto
muito ruinzinho da nova lei, não muda nem vai mudar.

Faz lembrar aqueles dois chaparros que estão debaixo de um sobreiro, e, a 3
metros está uma nota de 500 paus.

Obviamente, como Portugueses que são, estão á espera que o vento mude de
feição para que a nota de 500 paus caia no bolso, ora essa...

Boa sorte, vais DESAPRENDER imenso nestes dois anos:

-Vais esquecer-te por completo do alfabeto fonético, porque não o praticas.

-Vais esquecer por completo a lei, porque se não usas também não relês o
que é preciso para a operação, portanto, não vou usar o garfo na sopa
porque não faz sentido.

- Se eventualmente escutares algo nas decamétricas, e se forem Portugueses,
vais aprender o total atropelo ás regras recomendadas para um bom QSO, e a
ética, ui, até sopra

- Vais escutar verdadeiros atropelos ao plano de frequências recomendado
para as diferentes modulações, porque muitos OM pensam que modos digitais é
RTTY e toca de meter KIlowatt acima ou Kilowatt acima de SSB nas
frequências não recomendadas (este problema infelizmente não é só local)

- Tens por ai boas associações como esta , a Tertulia e mais outras ,
Moscavide, Cascais etc (peço desculpa por não me lembra dos nomes) onde
podes aprender imenso de antenas, electrónica, CW, radio-astronomia e
muitas outras coisas fantásticas, mas se não moras na Grande Coimbra,
Grande Lisboa ou grande Porto, ardeste, fica muito, mas mesmo muito fora de
mão e dispendiosa a deslocação
 (tipo portagens de 5 em 5 metros e nacionais que valha-me deus)

- Vais pagar o espectro ( que ainda é mais ou menos acessível, mas não vai
ser sempre assim, vamos ver...), mas não podes emitir. Espectáculo

- E muitos outros dissabores, tais como teres o HF e VHF cheio de porcaria
chinesa, poluição do espectro de rádio ao mais alto nível, a fiscalização
simplesmente não tem meios e homens, mas desconfio que era preciso um
batalhão

- E muitas dificuldades ( o que nem sempre é mau, o desafio é importante,
mas 2 anos de escuta não é desafio, é caso psiquiátrico, mesmo )

E perguntas tu, he pá, no que me fui meter, e este gajo que me respondeu,
queixa-se de tudo mas mesmo assim foi para rádio-amador, deve ser maluco!

Pois somos, os da letra 7 somos todos loucos, mas te garanto, que seremos
rádio-amadores muito bons, não por causa dos 2 anos ou do aumento da
dificuldade dos testes, mas porque o tempo vai provar que tudo se paga na
vida, e quem põe mordaça directa ou indirectamente sempre cai da cadeira.

E já agora bem vindo,

e agradeço desde já os minutos que perdeste ao leres este texto já
insuportável e repetitivo,

mas como já o disse a alguém,

alguém tem de fazer este papel, senão qualquer dia aceitamos tudo, como
portagens para o ar que respiramos.

73,

CS7AEL