ARLA/CLUSTER: Testes ROS

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Julho de 2014 - 23:50:20 WEST

Caros colegas,

Acabo de concretizar o meu segundo contacto internacional via ROS, após
solucionar uma avaria que me bloqueava a recepção há mais de 6 meses.
Este notável QSO teve lugar com a estação Japonesa JI4POR, operada pelo
colega Ichiro Watanabe.
A frequência utilizada foi a dos 21.122 kHz, utilizando apenas 25W de
potência para cobrir uma distância teórica de 10.898 quilómetros entre
estações (Lisboa/Matsue).
O sinal recebido no Japão foi de + 3 dB, o que me deixou impressionado, pois
nada se escutava em telefonia nos 15 metros um pouco antes e um pouco depois
(o contacto terminou às 21:57 - hora UTC; 22:57 - hora local).
O que é curioso é que se encontraram apenas activas 7 estações em todo o
mundo a explorar o ROS em 21 MHz nos últimos 30 minutos, a saber - JI4POR,
CT1ETL, CT1FOQ, EA1HMT, AM02AR, 2E0BFT, OK1SCJ e SP4XQE.
Teria sido por causa do jogo entre o Brasil e a Colômbia? :D
Aparentemente não se pode considerar ainda um modo de emissão muito popular,
em particular se compararmos as estações activas em telefonia nos 15 metros
nesse mesmo período de tempo.

Para tornar este modo de emissão mais comum entre nós, proponho-vos servir
de estação de testes e ensaios para afinarem as vossas.
Desde já vos informo que a minha disponibilidade é na realidade
verdadeiramente escassa, mas podem enviar as vossas propostas de datas de
emissão por via directa (mais seguro, pois consulto o correio electrónico
com alguma regularidade), ou na resposta a este tópico (posso contudo levar
mais de uma semana a até conseguir ler vossa menagem no fórum em certas
alturas do ano).

Gostava sobretudo de testar o ROS em 160 metros, mas fico disponível para
qualquer outra faixa, excepto a dos 6 metros (de momento).

Boas emissões e...

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58jr - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37