Re: ARLA/CLUSTER: A nossa gíria- Baixa frequência

AV radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 19 de Fevereiro de 2014 - 11:21:30 WET

Olá Luis,

Bom dia.
Realmente o termo baixa frequência era aplicados aos telefones
convencionais onde as audio-frequências viajavam pelos condutores de cobre
e não recorriam à modulação de uma portadora de alta frequência.

Mesmo nos casos dos telefones fixos actuais quando ainda se usa a "baixa
frequência" entre a central e o telefone, a voz passa já passa por toda a
sorte de dispositivos de microondas e já não se pode falar exclusivamente
em "baixa frequência".

No entanto a expressão ficou.

Também revela uma ideia interessante, que embora a tecnologia de rádio seja
usada em milhentas coisas, não é normalmente associada como tal.
Ninguém pega num telemóvel e diz: "vou falar aqui pelo meu rádio".

73,
António Vilela
CT1JHQ