Re: ARLA/CLUSTER: OFFtopic Tecnologia detecta à distância potenciais riscos em estradas, barragens ou pontes

AV radiophilo gmail.com
Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014 - 21:57:20 WET

Olá Renato,

Até aqui não há novidade, isto é o jornalismo que temos, não me espanta
nada.

Lendo o texto e imaginando o que terá ouvido o jornalista para escrever
estas coisas, fico com a ideia que os satélites são usados para detectar
movimentos de terrenos e deformações em grandes estruturas, e não
exactamente fissuras nas estruturas. Estes movimentos de terrenos, por seu
lado poderão ser causa de solicitações extremas sobre as estruturas e levar
ao seu colapso.

Não sei se é isto, pareceu-me. Também não é claro se se usa ou não radar,
não seria impossível mas pareceu-me que não, é tudo fotográfico.

Gostaria de ler a comunicação original do inventor. Esta sim deve usar
termos adequados e correctos de quem sabe o que está a dizer.

Aqui encontrei uma notícia um pouco menos má, poderá ajudar a perceber um
pouco a coisa. Ainda assim, tal como esta, parece usar muita palavra para
dizer quase nada. ( http://portocanal.sapo.pt/noticia/17991/ )

73,
António Vilela
CT1JHQ