Re: ARLA/CLUSTER: Semana da Proteção civil

CT1GZB - José Luís Proença ct1gzb netcabo.pt
Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014 - 18:14:51 WET

Caros colegas Luís Valadas – CT1DTE e Carlos – CT2GQI os meus parabéns pela iniciativa.

Em Portugal sempre foi assim: “preso por ter cão, preso por terâ€.

Se se faz é porque se faz, senão se faz, devia-se ter feito.

Das várias Associações de que sou sócio, uma delas, tem um protocolo há vários anos com a Protecção Civil do Conselho.

Posso vos dizer que tem funcionado muitíssimo bem e em harmonia com as autoridades. Vão se fazendo exercícios rotineiros a nível local.

No nosso país parece que um é crime gravíssimo um radioamador usar um equipamento que é seu e que queira dar do seu tempo em prol dessa actividade.

Então um radioamador não pode dar o seu tempo a fazer o que sabe (comunicar via rádio) em prol da população em caso de necessidade?

Por causa deste assunto fui “googlar†e coloquei: ham radio civil defense, depois em Português radioamador defesa civil

Resultado:
http://www.arrl.org/chapter-4-ares-and-races
http://www.usraces.org/
http://www.michigan.gov/msp/0,1607,7-123-1593_3507-24288--,00.html

Em Português:
http://www.integracao.gov.br/pt/defesa-civil/cenad/rener
http://www.radioamador.com/?p=2101

É sabido por todos que os radioamadores foram muito importantes em vários locais onde ocorreram catástrofes: Haiti, Chile, Turquia...

Nesses locais os radioamadores são bons, aqui no burgo, só porque são Portugueses, não prestam?

Pergunta: somos um país assim tão fabulástico que não se precise da ajuda dos radioamadores para nada?

Se não somos precisos para nada, óptimo, ainda bem.

Mas, apesar de não sermos precisos para nada, nós, enquanto sociedade civil, (seja lá o que isso quer dizer) não podemos e devemos estar preparados para actuar
em caso de extrema necessidade?

Não temos o dever moral e cívico de colocar os meios de comunicação que dispomos ao serviço da população?

No radioamadorismo há espaço para tudo e para todos e as QRG estão vazias de actividades em Português.

Se há OM’s que querem colaborar na PC local ou Nacional, qual o problema? É crime? Viola a legislação vigente?

Os equipamentos e o tempo que disponibilizam são deles, portanto...

É a minha modesta opinião que vale o que vale,

73 de José Luís Proença, Operador do Posto Emissor CT1GZB
ARVM # 53
REP # 1418
SKCC # 8178
CT-QRP # 058
NRA # PN 077
http://ct1gzb.blogspot.com

---
Este email está liivre de vírus e malware porque a proteção avast! Antivirus está ativa.