Re: ARLA/CLUSTER: Rádios nacionais no litoral alentejano

Mário Osório ct2htm gmail.com
Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2014 - 15:08:06 WET

*Viva*

*Essa questão das rádios nacionais é um tema bem interessante.
Principalmente aqui a norte em que a orografia característica das regiões
dificulta e muito o alcance prático do VHF. É um facto, em viagem, ver o
RDS mudar constantemente em busca de um emissor mais conveniente e nem
sempre acerta!*

*Existem concelhos, principalmente no interior, em que é uma verdadeira
aventura tentar escutar uma rádio sem interferências. Estou-me a lembrar de
um trajecto que faço regularmente entre o Minho e o Alto Douro em que as
ditas rádios de âmbito nacional (grupo RDP, Grupo Renascença, TSF e
Comercial) são praticamente impossíveis de escutar em boas condições
durante boa parte do trajecto. *

*A situação piora, e muito, se dermos  umas voltas pelo interior, por
exemplo Tabuaço, Armamar ou mesmo Lamego são concelhos onde, apesar de
existirem os "gap-fillers da RDP" muitas zonas não têm uma cobertura
minimamente aceitável. O problema começa logo na localização de emissores
onde nem sempre a maior altitude proporciona mais qualidade. No caso do
vale do Douro a RDP foi a única minimizou o problema instalando mais
emissores nos três canais que as restantes concorrentes.*

*Finalmente referir a disparidade de potências utilizadas por esses
emissores nas zonas de Lisboa ou Porto (geralmente na casa de algumas
dezenas de kW)  e nos emissores do interior geralmente ficam abaixo dos 10
kW, incompreensível!*

*Cumprimentos*

No dia 14 de Fevereiro de 2014 às 11:54, João Costa > CT1FBF <